Nível de confiança de empresários do Cesul tem forte queda em última pesquisa de 2023

A última pesquisa sobre a confiança dos empresários do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) foi realizada de maneira online durante o mês de dezembro e buscou verificar a percepção dos entrevistados sobre a situação atual dos negócios e suas perspectivas futuras. Os resultados são bem preocupantes e demonstram que os empresários pesquisados estão mais pessimistas tanto no contexto atual quanto nas projeções futuras para o primeiro trimestre de 2024.

O índice geral de confiança (que apresenta a média entre a percepção atual e futura) atingiu nível de 97,25, uma diminuição de 6,58 pontos em comparação com a última sondagem. No que se refere ao nível atual de confiança (referente ao 4° trimestre/2023) o resultado foi de 97,67, queda de 5,00 pontos em relação à última pesquisa. Já a perspectiva futura para o primeiro trimestre de 2024 apresentou índice de 96,83 pontos, diminuindo 8,17 ao comparar com a enquete anterior.

Analisando a percepção dos entrevistados sobre o contexto atual, apenas em 2 quesitos eles se mostraram otimistas (Contratações e Inadimplência), sendo que somente neste último quesito o resultado foi melhor que a pesquisa antecedente. O quesito Vendas ficou com resultado neutro, o que é inquietante visto ser o 4º trimestre um período em que se esperava a ampliação deste item. Os quesitos Economia Nacional, Segmento de Atuação e Investimentos ficaram no patamar negativo de avaliação, o que é muito sério, principalmente em relação aos investimentos produtivos que são base para o crescimento dos negócios e melhoria da situação econômica em geral.

Com relação às perspectivas futuras referentes aos primeiros três meses de 2024, os empresários estão otimistas também em dois quesitos: Contratações e Segmento de Atuação. No entanto, cabe destacar que todos os quesitos tiveram queda em relação à pesquisa anterior. Talvez o único ponto benéfico se refira à percepção e perspectivas positivas para as contratações, o que é muito importante para o aumento do emprego formal em nossa região. Porém, o fato de Vendas, Investimentos, Inadimplência e Economia Nacional estarem no campo negativo gera uma apreensão em relação ao início do novo ano.

Esse pessimismo dos empresários do CESUL pode estar relacionado a fatores como: a alta taxa de juros que impacta os investimentos e as vendas; a inflação que mesmo em queda ainda influencia os custos empresariais; a demora na realização da reforma tributária; a Black Friday abaixo das expectativas; a elevação de alguns impostos e o fim de algumas desonerações. Apesar dos bons indicativos para os fundamentos da economia brasileira em 2024, o empresariado ainda carece de melhores previsibilidades, principalmente quanto aos juros e tributação a fim de que possa planejar seus investimentos com maior segurança. Nesse sentido, os empresários do CESUL reforçam a necessidade de serem ouvidos pelas instâncias governamentais a nível federal e estadual.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos