Mobilidade Acadêmica: Grupo Unis bate recorde enviando 33 alunos para estudarem em 11 países

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis foi criado para oferecer oportunidades de qualificação para seus alunos e professores através da realização de experiências acadêmicas e profissionais no exterior.

Através dos acordos assinados com as instituições de ensino superior estrangeiras, o Unis oferece a realização do programa de mobilidade, assim como recebe estudantes estrangeiros de diversas nacionalidades. Esta é uma forma de assegurar a qualificação, a internacionalização e a inserção do Grupo no panorama das instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Para o ano de 2019 a Instituição alcançou um número recorde de alunos brasileiros que irão passar um período estudando no exterior. Ao todo 33 universitários viverão experiências internacionais durante todo o primeiro semestre em 11 países diferentes: Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, México, Paraguai, Peru e Portugal.

Este programa oferece, em especial aos seus alunos, a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas no exterior em diferentes modalidades. O estudante pode desfrutar de uma experiência acadêmica internacional, unindo a experiência pessoal com as habilidades profissionais desenvolvidas em outro país.

A procura pelo programa de Mobilidade Acadêmica por parte dos alunos do Grupo Unis tem aumentado a cada ano, dada a percepção da importância da experiência internacional. A inserção em uma nova cultura, o convívio com pessoas de outras nacionalidades, a imersão em uma língua estrangeira, garantem que a experiência de sair do Brasil pode ser inesquecível e marcará a trajetória dos acadêmicos, tornando-os mais competitivos e mais preparados para os desafios do mercado global.

Estudante do curso de Engenharia Mecânica, Emerson Alexandre Nogueira Junior será um dos alunos que viverá essa experiência internacional. Ele escolheu como destino o Instituto Sathyabama de Ciência e Tecnologia localizado na cidade de Chennai, no estado de Tâmil Nadu na Índia. “Primeiramente escolhi a Índia pelo grande prestígio que eles vêm ganhando na área da engenharia e no desenvolvimento de novas tecnologias no geral. Não posso negar que desde criança fui fascinado pela cultura e incrível religiosidade do país. Acredito que será uma experiência inesquecível”, explicou.

Emerson tem grandes expectativas para o período em que passará no exterior. “Pretendo melhorar como profissional e também como pessoa, sabendo subtrair as diferenças e somar esforços para cada vez mais adquirir melhores resultados para a nossa sociedade. Espero agregar também valores a Sathyabama com tudo que adquiri no Unis aumentando assim seu prestigio no mundo todo”, concluiu.

O continente europeu também conta com a presença de vários alunos do Grupo Unis. Rebeca Amorim, do curso de Pedagogia da Faculdade Três Pontas (Fateps), e Maria Eugênia do curso de Gestão de Recursos Humanos do Unis de Pouso Alegre, são algumas das universitárias que estão cursando o semestre em Portugal.

Rebeca está morando em Santarém, e estudando no Instituto Politécnico de Santarém (IPS). “Meu sonho sempre foi conhecer parte do mundo e a Fateps me proporcionou dar o passo inicial na minha carreira. Estou deixando na minha cidade muitas coisas para concretizar e dar esse toque a mais que será muito importante para o meu futuro, então é necessário eu aproveitar esse momento”, comentou.

Segundo Receba, essa experiência tem potencial para crescimento pessoal e profissional. “Acredito que conhecer uma diferente cultura é um dos motivos para o meu entusiasmo. Conhecer os costumes, as experiências, entre outros detalhes essenciais. Mas o meu principal motivo para realizar a mobilidade, é enriquecer o meu currículo para que eu possa ser uma profissional de sucesso na área que eu escolhi exercer”.

Maria Eugênia, que está morando no município de Guarda, e estudando no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), afirma que fazer uma viagem internacional conciliada com os estudos era um sonho, entretanto não era acessível. “Quando estava no segundo período do curso, pude falar com o Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis e conversar sobre o assunto. Então, me candidatei e após algumas etapas recebi um e-mail com a aprovação. Hoje estou aqui realizando mais um período do curso de RH, agora em mobilidade acadêmica. Tudo está sendo incrível. Conhecer lugares, pessoas, culturas novas é maravilhoso. Estudar de uma forma diferente também é renovador. A cada dia descubro algo novo, isso não tem preço. Sei que esses seis meses passados aqui jamais vou esquecer. Agradeço a toda equipe do Grupo Unis pela oportunidade e apoio”, comentou.

Outra aluna do Unis Pouso Alegre que está cursando um período no exterior é Daniele da Silva Pereira, estudante do segundo período do curso de Ciências Contábeis. Residente de Cambuí (MG), Daniele agora está morando na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e estudando na Universidad Privada de Ciencias Administrativas y Tecnológicas (UCATEC).  “O que mais me motivou a entrar nesse programa sem sombra de dúvidas foi minha filha, pois como mãe me sinto sempre na obrigação de dar uma vida melhor para ela, poder oferecer condições melhores para realizar todos os sonhos futuros dela, e sei que um intercâmbio é uma ótima oportunidade para crescer profissionalmente, pois agrega muito ao currículo com conhecimentos diversificados como a cultura, a língua, o que serão enormes diferenciais para que eu possa me destacar no mercado de trabalho”, concluiu.

O Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2019. Para realizar o seu sonho de viver uma experiência internacional, clique aqui!