Mobilidade Acadêmica: aluno de Letras relata experiências internacionais vividas em Portugal

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional oferecido pelo Grupo Unis foi criado para oferecer oportunidades de qualificação para seus alunos e professores através da realização de experiências acadêmicas e profissionais no exterior.

O Programa iniciado no ano de 2016 já enviou aproximadamente 200 alunos brasileiros para estudarem em universidades parceiras no exterior. No segundo semestre de 2019 mais um aluno do Grupo Unis teve a oportunidade de viver experiências internacionais. Flávio Henrique Merlim de Souza, estudante do quarto período do curso de Letras está realizando um semestre da sua graduação no Instituto Politécnico de Santarém (IPS) em Portugal.

De acordo com Flávio, o destino da mobilidade foi escolhido minuciosamente, pois ele já havia morado na mesma região (Santarém), no ano de 2018. Sendo assim, o universitário já estava habituado ao país, e às pessoas. “Mas também, o escolhi porque como estudante das ciências da linguagem, achei que seria uma ótima experiência vivenciar o português de perspectivas diferentes, uma vez que, apesar de falarmos o mesmo idioma, temos diferenças em questões de Léxico, Sintaxe, Semântica, Pragmática. Enfim, é um enriquecimento profissional e pessoal extremamente satisfatório”, ressaltou.

O Grupo Unis, através dos acordos assinados com as instituições de ensino superior estrangeiras, oferece a realização do programa de mobilidade, assim como recebe estudantes estrangeiros de diversas nacionalidades. Esta é uma forma de assegurar a qualificação, a internacionalização e a inserção do Grupo Unis no panorama das instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

A minha experiência está sendo, simplesmente, sensacional. Em relação ao Instituto Politécnico de Santarém, os professores são muitos qualificados e isso faz com nós possamos crescer profissionalmente. Em relação às pessoas, conhecer e trocar conhecimentos com os demais estudantes, tanto locais quanto integrantes do programa Erasmus, naturais de países como Grécia, Eslováquia, Espanha, Itália, Polônia, República Checa, Sérvia, entre outros, tem sido espetacular”, afirmou Flávio.

O programa de mobilidade internacional oferece, em especial aos seus alunos, a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas no exterior em diferentes modalidades. O estudante pode optar por realizar parte de seus estudos de graduação em uma instituição participante do Programa. Esse período pode variar de um semestre a até um ano, sendo que no retorno o estudante poderá ter os créditos reaproveitados pela sua instituição de origem.

O período de mobilidade de Flávio se encerra no dia 24 de janeiro, no entanto, o universitário já recebeu uma oportunidade do Grupo Unis de estender o período de estudos por mais seis meses, podendo escolher uma instituição de ensino superior parceira em Portugal ou na Espanha, para concluir esse ano de experiências internacionais.

A mobilidade está sendo muito importante na minha vida, uma pessoa com 20 anos ter a oportunidade de viver tudo o que estou vivendo, desenvolver laços de amizades por todo o mundo, liderar os brasileiros na apresentação formal dos estudantes internacionais, será uma cena que ficará marcada na minha memória. Isso tudo faz com que nós possamos abrir nossa mente, e perceber que temos de expandir nossas fronteiras. Profissionalmente também é inenarrável, portanto, tenho a agradecer ao Grupo Unis pela oportunidade. É um prazer representar a Instituição a nível internacional, e dizer aos demais estudantes que procurem fazer a mobilidade acadêmica, pois será uma experiência que vocês jamais se esquecerão”, concluiu Flávio.