Mini Concurso de Inovação envolve alunos ingressantes em 2022

Aconteceu no 8º Congresso Internacional Grupo Unis, a final do Mini Concurso de Inovação.  Os alunos dos cursos de Administração – Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais, Publicidade e Psicologia foram convidados a participar desse projeto de extensão com o objetivo de desenvolverem startups, que nada mais é, que uma empresa com modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas.

Aproximadamente 50 alunos se inscreveram, possibilitando aproximação com o mercado de trabalho, além de acesso a materiais e subsídios para o desenvolvimento das ideias. Foram 4 semanas cumprindo tarefas e recebendo mentorias do setor de inovação do Grupo Unis e convidados. Os alunos puderam se reinventar e criar protótipos de produtos vendáveis para suas startups, seguindo o propósito de solucionar um problema da sociedade local, uma dor ou carência.

Permitiu-se nesse projeto uma troca de conhecimentos entre os alunos, aliando isso a inovação tecnológica e serviços de apoio a comunidade local, onde cada grupo experienciou a prototipagem de abrir seu próprio negócio (solucionar problemas reais) de acordo com suas habilidades (Softs Skills), mas também pensando nas dores e necessidades do ambiente social que está inserido.

Ao final, 3 grupos (8 alunos) apresentaram seus pitchs, para uma banca de inovação composta por membros do setor de inovação do Unis, professores e vencedores de outros concursos de inovação, como exemplo: “Uai, Inovei” e “Inova Unis”. A partir do feedback recebido da banca, os alunos poderão pensar nos pontos específicos de melhorias de seus protótipos.

Os grupos receberam troféus e prêmios, além disso, o Head de Inovação, Thiago de Souza, oferecerá aos alunos, acompanhamento e pré-incubação das ideias na Vila Sapiens a partir do segundo semestre de 2022.

O intuito deste projeto foi desenvolver com os alunos o senso de inovação e criatividade, aliado à ideia de amenizar e/ou resolver os reais problemas da sociedade, alinhando assim: alunos, inovação e sociedade. O projeto foi idealizado pela professora Rafaela Saraiva, acompanhado pelo coordenador de núcleo, professor Gustavo Flausino, além da participação e suporte do time de inovação do Grupo Unis.