Mestranda do Unis apresenta o Sistema Único de Assistência Social aos alunos de Psicologia de São Lourenço e Pouso Alegre

Camila Castelari, Assistente Social e aluna do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Unis, ministrou a palestra: “O Psicólogo Social: Desafios e Potencialidades da Interdisciplinaridade na Construção do SUAS”, para os alunos do curso de Psicologia de São Lourenço e Pouso Alegre, na disciplina de Psicologia Social e Intervenção Psicossocial.

Na oportunidade, Camila detalhou como se estrutura a gestão social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), trazendo elementos para a compreensão do papel desempenhado pelos Psicólogos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Durante sua abordagem, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, compreender a atuação e reconhecer a relevância das políticas públicas voltadas para a Assistência Social, tendo nesses serviços a oportunidade para o empoderamento das pessoas em vulnerabilidade social.

Camila, dividiu sua fala  e apresentou os pressupostos básicos do serviço que passam pela segurança da acolhida, do convívio, da garantia de renda, da autonomia, do apoio e auxílio que, são elementos chaves para que todas as pessoas tenham a garantia de direitos e a oportunidade de ressignificar as próprias trajetórias de vida. Os alunos da graduação, avaliaram a palestra como de extrema relevância para a compreensão do papel do psicólogo como membro de equipe multiprofissional.

“Compreendemos a relevância da atuação do psicólogo no serviço, e como os profissionais da área podem trazer a escuta psicológica para contribuir com a equipe e, principalmente, com as famílias em vulnerabilidade social”, destacou o aluno Renato Rodrigues De Oliveira de São Lourenço.

O professor da disciplina, Dr. Alessandro Messias Moreira, apontou que a fala da Camila provocou a turma e contribuiu para que uma palestra se tornasse em projeto de extensão universitária, já que na sequência os alunos visitarão os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para compreender, na prática, a interdisciplinaridade que ocorre nesses aparelhos mantidos pelo serviços público municipal.

Na próxima segunda-feira, será a vez dos alunos de Varginha conversarem com a profissional.