Maio Amarelo: alunos de Fisioterapia conscientizam motoristas e pedestres sobre cuidados no trânsito em Varginha

Nmaio amareloa última terça-feira (21/05), os alunos do 1º e 2º períodos do curso de Fisioterapia do Unis, realizaram a culminância do Projeto Integrador Extensionista, com a temática da campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito, que este ano traz o mote: “Paz no trânsito começa por você!”.

Em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária, os alunos organizaram uma ação com a comunidade na Rodovia 491 em Varginha, com uma Blitz Educativa, buscando conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância dos cuidados no trânsito.

Desde o início do semestre, os alunos realizaram pesquisas e investigações com o propósito de promover a Saúde Primária, que é a Educação em Saúde. As investigações acontecem no sentido de participação na conscientização da sociedade como um todo, visto que muitos dos acidentes de trânsito são alvos de intervenção do fisioterapeuta, desde uma simples fratura óssea a uma lesão neurológica permanente.

Sobre o Maio Amarelo

maio amareloO Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e o curso de Fisioterapia do Unis levanta a bandeira desde 2017.

É a união do poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.