Jornalista formado no Grupo Unis lança livro em Varginha

No dia 01 de março o jornalista varginhense que se formou no ano de 2011 pelo Grupo Unis, Raphael Vitoriano, lançou o seu primeiro livro, intitulado: “Lentes Avulsas – As vidas por trás de um crime”. O evento de lançamento, acompanhado por uma sessão de autógrafos, foi realizado no Via Café Garden Shopping.

A obra se passa na fictícia cidade de Bento Costa, interior de Minas Gerais e a trama central é uma chacina que matou sete pessoas, todas com 26 anos de idade, e se tornou comoção nacional. A mídia não noticiou os fatos de forma verdadeira e a busca pela audiência se tornou maior que a apuração do crime.

Segundo o escritor, a ideia surgiu baseada em alguns temas e acontecimentos que geraram uma comoção nacional. Um dos exemplos que Raphael cita, é o caso protagonizado por Wellington Menezes de Oliveira, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. O rapaz de 23 anos invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 13 e 16 anos, e deixando mais de treze feridos.

A obra traz à tona o debate de temas relevantes no nosso cotidiano como o abuso de poder, a influência da mídia na resolução de casos policiais, o cuidado com a veracidade das informações, entre outros.

Raphael comenta que a escolha pela graduação em Jornalismo se deu justamente pelo desejo de se tornar escritor. “É um sonho que eu sempre tive. Foi uma experiência nova, porque eu sempre comecei a escrever livros, mas nunca terminei, então esse foi o primeiro que eu consegui manter uma continuidade, principalmente devido à relevância dos temas”.

O jornalista diz que já começou a escrever a próxima obra que será um romance, e revela o desejo por escrever futuramente obras infantis, mirando no sonho final de escrever roteiros televisivos e cinematográficos.

Sobre o autor

Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pelo Grupo Educacional Unis e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Raphael Vitoriano é nascido em Varginha e sócio-diretor da Tupã Comunicação. Escritor desde os 10 anos, já foi colaborador do Jornal Sul de Minas, onde publicava diariamente poesias, crônicas e artigos.