Jogos Escolares de Minas Gerais: Alunos de Educação Física conquistam medalhas de ouro

Alunos do terceiro e do sétimo período do curso de Educação Física do Centro Universitário do Sul de Minas foram campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG na etapa Regional da competição. Valquíria Cruz, Camila Pereira, Moisés Castro, e Jonas Correia atuaram como treinadores de equipes que conquistaram a medalha de ouro nas modalidades de vôlei de praia e handebol feminino.

A competição se estabelece em etapas de disputa. A fase Municipal é a primeira, onde as escolas de cada município disputam entre si. As campeãs então passam para a fase Microrregional e posteriormente a Regional, fase essa que os alunos venceram. “Nós ganhamos de cidades bem estruturadas no esporte. Muitos municípios criam uma ‘panelinha’ em suas equipes, eles buscam os melhores alunos e colocam todos juntos na mesma escola para a disputa, enquanto nós, por falta de apoio, trabalhamos apenas com os alunos que são das próprias escolas, da base das instituições As cidades que recebem um apoio maior conseguem formar times mais fortes”, explicou a aluna Camila Pereira.

Os treinadores, que representaram a Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola e a Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, ambas de Três Pontas, comentaram também sobre as dificuldades pelas quais passaram, principalmente no que diz respeito a transporte: “Nós não recebemos nenhum apoio esse ano. O transporte dentro dos municípios e o deslocamento dos alojamentos para os locais dos jogos tiveram que ser bancados por nós e pelos competidores. O que nos obrigou também a depender da disponibilidade dos motoristas”, comentou Valquíria.

“A maior forma de incentivo da Educação Física com o esporte é estimular a continuidade da prática. Os competidores motivam aqueles que ainda não participaram de uma disputa. Esse espírito de renovação não permite que o esporte fique estagnado. A prática é muitas vezes um refúgio para aqueles jovens que buscam o carinho, as oportunidades e o reconhecimento que não encontram em casa”, destacou Camila.

“Foi minha primeira medalha de ouro como técnica, a primeira vez que cheguei a uma fase estadual de jogos escolares. Nós conseguimos vencer a final contra Santo Antônio do Amparo, considerado o time mais forte da competição. Mas dentre todas as dificuldades, talvez a maior tenha sido o fato de que nossa escola foi queimada junto com os 62 anos de história de esporte e troféus que possuía. Esse título foi o primeiro troféu que a escola reconquistou e toda a instituição abraçou a causa, e se uniu nessa disputa, os alunos querem repor essa história”, ressaltou Valquíria.

“A gratidão que os competidores têm conosco é maior do que qualquer título, além da união que se cria com o grupo, que divide a responsabilidade da vitória e da derrota”, finalizou Moisés.

A fase Estadual da competição será realizada entre os dias 01 e 07 de agosto, ainda sem local definido.