IV Congresso Internacional do Grupo Unis: evento explora temas atuais de diversas áreas do conhecimento

O mundo em reconstrução. Esta é a temática do IV Congresso Internacional do Grupo Unis, que acontece entre os dias 23 e 27 de abril.

Em sua quarta edição, 130 atividades serão realizadas na Cidade Universitária durante os cinco dias de evento. Indústria, Ser Humano, Cidade e Educação são os pontos a serem trabalhados através de palestras, workshops, apresentações culturais e entretenimento, atendendo alunos e a comunidade em geral de forma gratuita.

Confira algumas das palestras e atividades que acontecerão durante esses cinco dias:

Palestrante: Juliana Toledo de Faria (nutricionista com o canal no YouTube “Jú Toledo”)
Data: 24/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Inovações e tendências de mercado em nutrição”.

Pós-graduada em Saúde Pública e Nutrição Esportiva, com certificação em Marketing Digital e MBA em Marketing na FGV, Juliana é atuante no cenário empreendedor trabalhando como mentora e organizadora de eventos com foco em empreendedorismo e criação de empresas startups. É proprietária da Cookie Tecnologia e Marketing, empresa que presta serviços para nutricionistas e empresas de alimentação e suplementação: softwares para avaliação e prescrição nutricional, consultoria, assessoria e cursos com foco em marketing, marketing digital e empreendedorismo. Além disso, ela possui um canal no YouTube que conta com mais de 16 mil inscritos, produzindo conteúdos que abordem questões relevantes para a área da nutrição e do marketing.

Palestrante: Rafael de Almeida, Carina Adriele e Alberane Lúcio
Data: 24/04/2018
Horário: 19h
Tema: “De Black Mirror a Literatura Distópica: diálogos sobre linguagem, tecnologia e sociedade”.

Dentro do IV Congresso Internacional do Grupo Unis será realizada a VI Semana da Educação a Distância, incluindo atividades ministradas por professores e gestores da EaD. Os professores Rafael de Almeida, Carina Adriele e Alberane Lúcio irão se reunir para debaterem linguagem, tecnologia e sociedade, abordando elementos e produtos contemporâneos que tratam bem do tema abordado, como é o caso da série da Netflix, Black Mirror.

Palestrante: Eduardo Freitas
Data: 25/04/2018
Horário: 07:30h
Tema: “Metas e atitudes para ser um profissional de sucesso!”.

Graduado em Educação Física pela UFMG e Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício, Eduardo Freitas atuou como Preparador Físico dos times de base e do time profissional do Cruzeiro. Hoje empresário ele atua com Treinamento Funcional Integrado com Nutrição, Fisioterapia e Medicina Esportiva.

Palestrante: Sonia Maria Madi Rezende
Data: 25/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Uma retrospectiva histórica da alfabetização nos últimos anos e suas atualidades”.

Licenciada em Pedagogia pela PUC-SP e Mestre em Didática pela USP, Sonia atua como Coordenadora da Plataforma Alfaletrar. O Alfaletrar nasceu em 2007, da parceria entre a professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, e a Secretaria de Educação do Município de Lagoa Santa (MG). Envolve todas as escolas da rede, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, e tem como objetivo oferecer a todas as crianças as condições necessárias para prosseguirem com sucesso em sua escolarização e, sobretudo, para se apropriarem de competências indispensáveis à plena inserção na vida social e profissional: competências de leitura e de produção textual.

Palestrante: Maxx Figueiredo
Data: 25/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Rebrain – Reprogramação cerebral (Homem de Ferro Brasileiro)”.

Maxx Figueiredo é um quadrinista brasileiro com uma história de superação e um trabalho com crianças que é exemplo para todo mundo. Criou as personagens Betty Grupy e Engrenas e publicou quadrinhos em revistas como Heavy Metal, Front, Caros Amigos, Exame, entre outras. Em 2007, Maxx sofreu um acidente de moto, perdendo parte da perna direita e a capacidade de desenhar da mão direita. Ganhou duas vezes o primeiro lugar no Salão Internacional de Humor de Piracicaba: em 1999 na categoria “charge” e em 2001 na “HQ”. Ganhou o Troéu HQ Mix de 2016 na categoria “Grande contribuição” por seu trabalho beneficente Super-Heróis da Alegria com o personagem Homem de Ferro.  Em sua palestra falará sobre sua história e relação com universo Geek e sobre o livro Rebrain, onde conta toda sua vida e ajuda as pessoas a superarem seus obstáculos. Inclusive de sua participação em eventos como atleta paraolímpico.

Palestrante: Felipe Rafael
Data: 25/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Empreendedorismo e Millennials”.

Felipe Rafael é criador e organizador do Tenkai Brasil, um evento com objetivo de intensificar a interação entre os amantes da cultura nerd e geek da região de várias maneiras. Em sua palestra falará sobre possibilidades empreendedoras para geração Millennial.

Palestrante: Leonardo José Agostinho
Data: 26/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Hatha Yoga e Terapias Integrativas : Recursos Auxiliares na Saúde Integral e Estética”.

Também conhecido como Hatha Vidya, o Hatha Yoga foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama. Trata-se de uma variação do Yoga, baseada na prática de asanas — que é definida como um conjunto de posições para nos mantermos confortáveis e estáveis. Ele é praticado com o objetivo principal de conquistar a vitalidade e a boa saúde física e mental.

Palestrante: Willian Fabrício de Oliveira
Data: 26/04/2018
Horário: 07:30h
Tema: “Interação de Cães e Humanos na Atividade Física”.

Canicross é um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno rustico, onde o homem e o cão estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Cão e Humano sempre atrelados por uma guia. O condutor normalmente usa um cinto, que se conecta a corda elástica, e essa se conecta ao Harness que é uma espécie de colete de tração no cão. A corda elástica reduz o choque em ambos.

Palestrante: Maria da Gloria Rodrigues Machado
Data: 26/04/2018
Horário: 19h
Tema: “Repercussões Sistêmicas da Asma”

Escritora de vários livros, a Dra. Maria da Glória irá falar sobre a fisioterapia respiratória, que se constitui num valioso método coadjuvante no tratamento da asma, auxiliando na redução da intensidade e frequência dos episódios agudos através da busca do reequilíbrio físico, contribuindo para a sua recuperação e reabilitação.

Atividade: Smart Startup – Lançamento do Concurso Inova Unis
Data: 25 e 26/04/2018
Horário: 19h

Durante o IV Congresso Internacional do Grupo Unis será realizado o lançamento do Concurso Inova Unis! O Concurso de inovação é uma ação do Unis com objetivo de desenvolver a cultura da inovação e do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica, criando alternativas de geração de renda aos universitários e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Serão dois dias de conteúdo intenso e atividades focadas em ciência, tecnologia, inovação, criatividade e empreendedorismo, com o objetivo de gerar ideias de negócios! Os participantes contarão com palestras de grandes nomes do empreendedorismo como Hélio Lemes, Aline Sarto e Edson Soares em meio a dinâmicas e momentos de desenvolvimento dos projetos que serão escolhidos para competir na edição de 2018 de Concurso!

Atividade: Arena Unis – Campeonato de Games
Data: 25, 26 e 27/04/2018
Horário: 19h

Estudantes dos cursos de tecnologia do Grupo Unis fecharam uma parceria que permitirá a organização de um Circuito de E-Sports dentro do evento. Com o objetivo de incentivar ainda mais os jogos digitais dentro da comunidade regional, os alunos firmaram uma parceria com a Tenkai Brasil, uma organização que fomenta eventos de cultura pop, nerd e geek pelo Sul de Minas. Com esta parceria foi criado o Circuito de E-Sports “Tenkai Wars” que percorrerá cidades da região, promovendo a grande final em Pouso Alegre no mês de outubro.

A Cidade Universitária será sede da etapa eliminatória de Varginha, contemplando as modalidades: League of Legends, Counter Strike: GO, FIFA 2018, Dragon Ball FighterZ e Naruto Storm 4.

Palestras Internacionais

Todos os anos o Grupo Unis conta com a presença de alunos e professores vindos dos países parceiros. Este ano já confirmaram presença, além dos estudantes que estão neste semestre participando do Processo de Internacionalização, professores e pesquisadores de sete países: Romênia, Rússia, Finlândia, Índia, Hungria, Portugal e Chile. Além de acompanharem as atividades do Congresso, eles também ministrarão palestras durante os quatro dias do evento.

Mais informações sobre temas, horários e locais das palestras, bem como sobre o processo de inscrição no IV Congresso Internacional do Grupo Unis, podem ser encontradas clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos