IV Congresso Internacional do Grupo Unis: evento contará com atividades voltadas para a cultura nerd

Cosplays, games, filmes, séries, livros, quadrinhos, são apenas alguns dos temas que compõem o universo da cultura nerd e que também estarão presentes no IV Congresso Internacional do Grupo Unis, através de palestras, debates e oficinas.

Noite de Cosplay

Esse ano serão promovidas diversas atividades voltadas para os amantes da cultura nerd em parceria com a Tenkai Brasil, uma organização que fomenta eventos de cultura pop, nerd e geek pelo Sul de Minas. Começando por uma noite de cosplays que acompanhará a presença do Homem de Ferro Brasileiro, Maxx Figueiredo, no dia 25 de abril. Professores, alunos e a comunidade em geral estão convidados a virem para a Cidade Universitária caracterizados de seus personagens favoritos da cultura pop!

Homem de Ferro Brasileiro

O quadrinista Maxx Figueiredo sofreu um acidente de moto em 2007 e, por conta disso, teve parte de sua perna direita amputada, além de 12 parafusos inseridos no braço direito, além de 13 dias em coma e três meses de internação no hospital. Com isso, resolveu escrever um livro contando de maneira simples como virar a mesa, sair da depressão e aceitar a perda como uma oportunidade de renovação. O nome da obra, Rebrain, sugerindo uma “reconfiguração cerebral”, Maxx apresenta métodos para reprogramar o cérebro e viver melhor consigo mesmo e com a sociedade.

No enredo, Maxx Figueiredo mostra que não se deixou abalar após o acidente e conta como mudou sua trajetória de vida batendo o record brasileiro de corrida de 100 e 400 metros, com uma prótese flexível de fibra de carbono; como voltou a desenhar com a mão esquerda, já que a direita foi afetada pelo acidente; e como se tornou o Homem de Ferro brasileiro, levando alegria e ajudando na autoestima de crianças e adolescentes portadores de doenças graves.

História do mundo nerd

Além de Maxx, o Congresso trará também a palestra de Adriano Barreiro com o tema “O mundo nerd está vencendo”, contando uma breve história das raízes do mundo nerd, desde o século XIX até os dias atuais.

Campeonato de games

Com o objetivo de incentivar ainda mais os jogos digitais dentro da comunidade regional, os alunos firmaram uma parceria com a Tenkai Brasil, uma organização que fomenta eventos de cultura pop, nerd e geek pelo Sul de Minas. Com esta parceria foi criado o Circuito de E-Sports “Tenkai Wars” que percorrerá cidades da região, promovendo a grande final em Pouso Alegre no mês de outubro.

A Cidade Universitária será sede da etapa eliminatória de Varginha, contemplando as modalidades: League of Legends, Counter Strike: GO, FIFA 2018, Dragon Ball FighterZ e Naruto Storm 4.

Aplicativo

Desde o ano passado o Grupo Unis traz uma ferramenta que acompanha os grandes eventos da Instituição, o aplicativo “Eventos Unis”. Um app disponível para acompanhar as informações e atualizações de todas as atividades realizadas durante o IV Congresso Internacional. Por enquanto o app “Eventos Unis” se encontra disponível somente para dispositivos com sistema Android , e pode ser baixado na Play Store.