IV Congresso Internacional do Grupo Unis: cultura nerd e lançamento do curso de Psicologia são destaques do terceiro dia

Noite de cosplays, campeonato de games, palestra sobre o mundo nerd, foram algumas das atividades que aconteceram no terceiro dia do IV Congresso Internacional do Grupo Unis. A presença de Maxx Figueiredo, o Homem de Ferro brasileiro, no evento, contagiou os participantes a se caracterizarem como seus personagens favoritos da cultura pop.

Darth Vader, Cavaleiros Jedi, Stormtroopers, Jon Snow, o vilão Negan de The Walking Dead, a mutante Psylocke e o próprio Homem de Ferro foram figuras que circularam pela Cidade Universitária e fizeram sucesso com o público, que organizou filas para tirar fotos com os cosplayers.

Mas a noite não foi apenas de entretenimento, o Anfiteatro foi palco do lançamento do novo curso de graduação do Grupo Unis. Agora o hall de cursos oferecidos pela Instituição traz também a Psicologia! Com duração de 5 anos, o que diferencia o curso de Psicologia do Grupo Unis dos demais da região são as opções que o universitário tem. Além de concluir o bacharelado, durante os anos finais o aluno poderá dar ênfase à sua formação em áreas distintas: organizacional, clínica e saúde pública. Isto permite que ele alcance especialização na área que mais se identificar durante seus estudos.

O curso de Psicologia do Grupo Unis já será ofertado no próximo Vestibular. “Esta vai ser mais uma opção de cursos a serem ofertados pelo Grupo Unis, pois sabemos que o Sul de Minas é celeiro de bons profissionais. Nosso objetivo é aliar a qualidade dos nossos cursos com mais essa oferta de graduação”, explica Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas e Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.

O terceiro dia do Congresso contou também com atividades internacionais. A palestra “A Educação em (re)construção”, com a presença de Aleksi Orenius, Chefe de Relações Internacionais da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere Pro Akatemia, que está há um mês no Brasil,  contou sua experiência, apresentou a academia, e falou um pouco sobre empreendedorismo.

Pro Akatemia é uma academia onde os estudantes aprendem a montar uma empresa real, na vida real. Onde existe a ajuda de coachs caso precise. No bate papo, conta que para entrar na universidade, é preciso fazer uma prova como aqui no Brasil, e um vídeo falando sobre você. Explicou que nos primeiros quatro meses a matéria é básica, como legislação e tecnologia. E depois montam um grupo de 20 pessoas para começar a montar sua empresa na vida real, investindo dinheiro, ganhando dinheiro e aprendendo na prática.

Falou também, sobre os conteúdos de estudos, o projeto e como administra o dinheiro e os valores da universidade. Mostrou a estatística de que 40% continua como empreendedores logo após a formatura. E em 2017, o volume de negócios total foi de aproximadamente de sete empresas. Ao fim ele mostrou um vídeo apresentando a Pro Akatemia, e abriu o espaço para perguntas. A palestra foi traduzida através de tradutores presentes na sala.

Além dessas atividades o jornalista e administrador da agência Tupã Comunicação, Raphael Vitoriano reuniu alunos na Cidade Universitária para um bate-papo sobre seu livro “Lentes Avulsas- A vida por trás de um crime”.  O tema “Oficina de Livro-Ficção”, tratou da experiência do autor com seu primeiro livro.

Lentes Avulsas mostra como uma chacina que matou sete pessoas em uma pequena cidade do sul de Minas Gerais pode comover um país todo.  Por Trás de tudo que é noticiado, existem as vidas e a verdade sobre o fato, que nem sempre é analisado por todos os ângulos. No livro Rafael busca mostrar a real historia dos fatos com um pouco de ficção, trazendo um prazer para o leitor.

No debate Raphael relata que sua maior dificuldade para desenvolver o livro foi à exceção de ideias, todo o dia acordava com um assunto diferente, assim as duvidas foram surgindo.  “Digo para quem tem a vontade de escrever um livro devem primeiro saber qual sua ideia e sua finalidade”, fala Rafael.

Próximas Atividades

O quarto dia do Congresso vai contar com o lançamento da Associação dos Profissionais de Propaganda do Sul de Minas (APP Sul de Minas). O evento de lançamento será realizado no Anfiteatro, contando com a presença de palestrantes de renome. Às 19h o Presidente da APP Campinas, Erick Curado, irá falar sobre o fortalecimento do mercado publicitário, sendo acompanhado pelo Presidente da Agência DM9DDB, Paulo Coelho, que traz o tema: “As tendências de um mercado forte”. Após as palestras será realizado um evento de confraternização para os participantes.

Este texto foi desenvolvido pelas alunas do terceiro período do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas, Larissa Moura e Giovanna Louise.