Itinerários Formativos: alunos apresentam projetos de encerramento do primeiro semestre

O encerramento do semestre letivo do Ensino Médio do Colégio Alpha foi marcado pelas apresentações dos Itinerários Formativos. As disciplinas eletivas estão entre as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passaram a valer este ano para as turmas da 1ª série do Ensino Médio. No Colégio Alpha, as disciplinas eletivas são oferecidas desde 2020, para todas as turmas do segmento. Neste semestre, os estudantes puderam escolher entre 7 opções de disciplinas.

Apesar de serem obrigatórios apenas nas matrizes curriculares das turmas de 1ª série do Ensino Médio, conforme a BNCC, os Itinerários Formativos fazem parte da vida dos Estudantes do Colégio Alpha desde 2020. As disciplinas eletivas têm aproximado os alunos da Educação Básica do Ensino Superior. Por meio delas, os estudantes conhecem novas profissões, adquirem novas competências e aprofundam em áreas do conhecimento, facilitando a escolha pela carreira e a entrada no mercado de trabalho. Ao longo do semestre, os discentes puderam desenvolver projetos práticos, alinhando os conhecimentos adquiridos e a cultura de inovação fomentada na instituição.

As apresentações dos projetos finais aconteceram de diversas maneiras. Além da criação de protótipos, curtas-metragens e jornais, houve encenação e jogos. Durante os Itinerários Formativos, os alunos puderam desenvolver a oratória e a criatividade. “Eles trabalham conteúdos específicos em cada área do conhecimento. Em Biotecnologia e Ética, por exemplo, foi criado uma cena criminal fictícia e os estudantes tiveram que descobrir o envolvimento dos personagens por meio de técnicas forenses e DNA. Em Empreendedorismo, fizeram uma carteira de identificação funcional para professores. Selecionamos conteúdos atuais, que facilitam o entendimento de certas áreas profissionais.”, comenta a Diretora do Colégio Alpha, Profa. Cristiane Maria da Cunha Arci.

No próximo semestre, as turmas alternam os Itinerários Formativos, possibilitando com que conheçam outras áreas e desenvolvam novos projetos.