Informações das redes sociais são mais relevantes do que as da mídia tradicional para adolescentes sul-mineiros, diz estudo

Buscando investigar a relação entre as fontes de informação utilizadas pelos adolescentes para se manterem informados e a importância/relevância dessas informações para o seu cotidiano, Deusdedit Faria Lopes, formado no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Unis, desenvolveu um estudo como sua tese de dissertação intitulado: “Bolha informacional e a relevância das informações dos sites de redes sociais para os adolescentes brasileiros”.

O estudo desenvolvido junto aos professores do Mestrado e pesquisadores Rodrigo Franklin Frogeri (orientador do estudo); Mariana Aranha de Souza (co-orientadora do estudo); e Pedro dos Santos Portugal Júnior (membro revisor/crítico), possui uma amostra de 1.361 respostas obtidas em escolas do ensino médio do Sul de Minas.

Os resultados sugerem que o Site de Rede Social (SRS) TikTok tem uma maior capacidade de despertar a percepção de relevância/importância dos conteúdos que estão sendo consumidos pelos seus usuários – essa percepção pode estar associada à capacidade do Tik Tok de ir além da criação de bolhas informacionais e atuar como um sistema sociotécnico que desperta sentimentos únicos do ser humano. Ademais, observamos que o TikTok e Facebook, respectivamente, são mais influentes do que o Instagram, WhatsApp e YouTube no processo de gatekeeping e, assim, as informações dessas fontes são consideradas mais relevantes/importantes pelos adolescentes.

Segundo o estudo, a maioria dos respondentes (94,54% – 1186) informou que utiliza com frequência os SRS para se manter informado. O grupo de maior destaque ficou para o uso, em conjunto, do Facebook, Youtube, WhatsApp, Instagram e TikTok. Destaca-se que há uma considerável diferença entre os respondentes que afirmaram não se informar por meios de comunicação formais (28,3% – 358) e meios alternativos (32,91% – 413) em relação àqueles que se informam via SRS (94,54% – 1186). Ou seja, a amostra da pesquisa apresenta uma predominância de uso dos SRS como principal meio de comunicação para se informar.

A maioria dos respondentes 804 (64%) consideram o Instagram como a principal fonte de informação para se manterem informados. Outros 783 (62,4%) informaram utilizar o WhatsApp, seguido pelo Youtube (758 – 60,4%), Facebook (612 – 48,8%) e TikTok (402 – 32%). A faixa etária de estudantes sul-mineiros entre 13 e 17 anos considera como principais meios de comunicação para se manterem informados os SRS Instagram (64%), WhatsApp (62,4%), Youtube (60,4%), Facebook (48,8%) e TikTok (32%) respectivamente.

Os resultados do estudo sugerem que não necessariamente um maior uso das Redes Sociais pode levar a uma maior relevância das informações consumidas naquela plataforma para o usuário. Observamos que as Redes Sociais mais utilizadas pelos adolescentes brasileiros (Instagram e WhatsApp) não são, necessariamente, aqueles que mais influenciam na relevância/importância da informação consumida por eles.

O estudo sugere que as Redes Sociais possuem distintas formas de influência na percepção de relevância/importância da informação consumida pelos jovens sul-mineiros. As Redes Sociais Facebook e TikTok são fontes de informação com maior capacidade de influenciar na percepção de relevância/importância da informação para os jovens. Ademais, o TikTok, apesar do seu menor uso por parte dos jovens, foi observado como a Rede Social com a maior capacidade de influência na percepção de relevância/importância das informações que são disponibilizadas aos seus usuários.

Os resultados, alinhados com outras discussões da academia, sugerem que o TikTok tem uma maior capacidade de despertar a percepção de relevância/importância dos conteúdos que estão sendo consumidos pelos seus usuários – essa percepção pode estar associada à capacidade dos algoritmos dos SRS de ir além da criação de bolhas informacionais e atuar como um sistema sociotécnico que desperta sentimentos únicos do ser humano (ex. satisfação, rir, ansiedade).

O estudo completo se encontra em Early-Preview (publicação em andamento) na revista espanhola Teknokultura e pode ser acessado clicando aqui.