Inflação em dezembro foi de 0,87% na cidade de Varginha

O Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), que mede a inflação geral na cidade de Varginha, apresentou elevação de 0,87% em dezembro comparado com o mês anterior. No ano de 2023 a alta acumulada no índice foi de 0,98%.

O IMPC-Unis é medido pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL, baseando-se na coleta dos preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação, divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

No mês de dezembro, mais uma vez o grupo alimentação apresentou a maior alta (2,38%). As maiores elevações ocorreram com banana (21,50%), batata (19,96%), arroz (10,20%) e tomate (7,92%) em função do período de entressafra dos hortifrutigranjeiros e dos baixos estoques e oferta de arroz no mercado interno. Os declínios de preços mais consideráveis foram da cebola (-15,81%), ovos (-13,76%) e alho (-2,29%) em razão da menor demanda.

Outro grupo que apresentou alta foi habitação (0,55%), com destaque para elevação dos produtos de higiene pessoal (2,20%) e queda nos itens de limpeza geral da residência (-2,17%).

Pelo segundo mês consecutivo o grupo transporte indicou queda (-0,47%) ocasionada pela diminuição nos preços médios do etanol (-0,77%), diesel (-0,61%) e gasolina (-0,51%).

O grupo comunicação teve diminuição de -1,67%, com maior evidência para os planos básicos de telefonia móvel (-4,51%).

O grupo educação demonstrou estabilidade.

Os dados mostram que a inflação de dezembro em Varginha foi provocada essencialmente pelos grupos alimentação e habitação. Como previsto em nosso último relatório, a entressafra de alguns produtos, a oferta limitada e fatores climáticos estão influenciando diretamente a dinâmica de preços dos alimentos. A prévia do indicador nacional de inflação (IPCA-15) em dezembro expôs elevação de 0,40% com destaque para alimentação e habitação, convergindo com o comportamento verificado pelo IMPC-Unis. Importante destacar que nos últimos três meses de 2023 ocorreram níveis de inflação em Varginha maiores que o índice nacional, porém a taxas decrescentes, o que demonstra um arrefecimento da elevação de preços na cidade.

Para o próximo mês a perspectiva é de alta no IMPC em razão de fatores como a entressafra, a demanda externa, os fatores climáticos e os reajustes das mensalidades escolares.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.