Índice de Confiança do Empresário de Varginha: pesquisa demonstra empresariado com a confiança muito baixa

O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, junto ao Cesul Lab e ao Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL), realizaram uma pesquisa para avaliar o Índice de Confiança do Empresário de Varginha.

As perguntas analisaram a percepção do empresário sobre vendas, inadimplência, segmento empresarial, contratações, investimentos e sobre a economia. Essa é a primeira pesquisa que agrega respostas obtidas com empresários do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) de Varginha e empresários varginhenses externos ao conselho sobre a confiança nos negócios, referindo-se ao primeiro trimestre de 2021 e as perspectivas para o segundo trimestre deste ano.

Os resultados demonstram um empresariado com a confiança muito baixa tanto no contexto do atual trimestre como na expectativa futura para o período seguinte. O índice geral de confiança (que agrega a visão atual e futura) atingiu o valor de 95,33, uma queda de 15,42 pontos em relação à última pesquisa realizada em dezembro de 2020, representando uma baixa considerável nas expectativas.

Quando analisamos a visão sobre o trimestre atual, o resultado é 92,83, já quanto às previsões para o próximo trimestre o índice atinge o resultado de 97,83, tais resultados representam uma diminuição de 17,84 e 13 pontos, respectivamente, em comparação com o último trimestre de 2020.

Esta é a segunda vez, desde o início da pesquisa em 2018, que os três indicadores ficam no campo negativo. A primeira vez que isso ocorreu foi no segundo trimestre de 2020 quando as primeiras ações de isolamento social foram adotadas para o combate à pandemia. Esses dois resultados demonstram como a piora da situação sanitária influencia na percepção atual e na perspectiva futura dos negócios.

Por fim, reforçamos a necessidade de uma melhor articulação entre os entes governamentais nas decisões a serem tomadas no atual contexto pandêmico, bem como a primordial ampliação da vacinação e o retorno efetivo de programas de apoio financeiro às empresas a fim de que as expectativas possam melhorar nos próximos meses. 

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos