Índice da cesta básica volta a subir em Pouso Alegre no mês de maio

Após três meses de queda, o Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) apresentou alta de 2,84% no início do mês de maio em comparação com o mesmo período de abril. As elevações de preços mais consideráveis ocorreram com o tomate e o leite integral, enquanto que as maiores diminuições foram no óleo de soja e batata.

No período de 12 meses, entre maio de 2022 e 2023, o índice acumula alta de 1,50%. A pesquisa segue uma metodologia adaptada do DIEESE e ocorre na primeira semana de cada mês por meio da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre.

Neste início de maio, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre é de R$655,66, valor correspondente a 54,44% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 110 horas e 47 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Entre abril e maio, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, 8 tiveram alta nos preços médios: Tomate (17,87%), Leite integral (9,39%), Banana (1,91%), Carne bovina (1,66%), Manteiga (1,61%), Açúcar refinado (1,49%), Pão francês (1,16%) e Arroz (1,06%). Um produto manteve o preço médio inalterado: o café em pó. E quatro produtos tiveram queda nos seus valores médios: Óleo de soja (-8,41%), Batata (-7,67%), Farinha de trigo (-1,81%) e Feijão carioquinha (-0,87%).

Como destacado em nosso último relatório, a chegada da entressafra de certos produtos, como no caso do tomate e do leite, influenciou muito o indicador da cesta básica neste mês. Por outro lado, as quedas consideráveis nos preços do óleo de soja e da batata contribuíram para que o índice não apresentasse alta ainda maior.

O comprometimento do salário mínimo com a compra desses itens básicos ainda continua alto, acima de 50%. No curto prazo espera-se que novas altas possam continuar ocorrendo, especialmente no caso do leite integral e dos hortifrutigranjeiros em razão da entressafra, o que reforça a necessidade de os consumidores ficarem atentos e pesquisarem os melhores preços a fim de se resguardarem dessas elevações.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.