Índice da cesta básica tem queda em Varginha no início de agosto

O Índice da Cesta Básica de Varginha (ICB-UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL, apresentou diminuição de -2,30% no início de agosto em comparação com o mesmo período do mês anterior.

Os produtos com as maiores quedas foram batata, feijão carioquinha, tomate e leite integral. Já as elevações foram muito tênues, com destaque apenas para o açúcar refinado. No período de doze meses, o valor da cesta básica em Varginha acumula alta de 4,16%. O ICB-Unis é um indicador mensurado com base em uma metodologia do DIEESE e consiste na coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

Nesta primeira semana de agosto, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Varginha é de R$604,76. Tal valor corresponde a 49,53% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). O trabalhador da cidade de Varginha, que recebe um salário mínimo mensal, precisa trabalhar 100 horas e 48 minutos por mês para adquirir essa cesta de bens alimentícios básicos.

Confrontando os valores coletados em agosto com o levantamento anterior, foi possível verificar alta em 7 dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Varginha: Açúcar refinado (2,70%), Pão francês (1,49%), Banana (1,31%), Carne bovina (1,16%), Farinha de trigo (0,67%), Arroz (0,39%) e Café em pó (0,09%). Seis produtos indicaram queda nos preços: Batata (-29,74%), Feijão carioquinha (-9,20%), Tomate (-5,32%), Leite integral (-3,46%), Manteiga (-0,77%) e Óleo de soja (-0,07%).

Mais uma vez as previsões realizadas no relatório anterior se concretizaram. A intensificação da colheita de inverno dos hortifrutigranjeiros (batata e tomate) elevou a oferta destes produtos e culminou com a queda dos seus preços. Da mesma forma, a continuidade da forte safra de feijão carioquinha tem contribuído para a diminuição nos seus valores médios.

No curto prazo não se esperam grandes mudanças neste comportamento tendo em vista o frio menos intenso e a continuidade das atuais safras. Um ponto que merece atenção é a possibilidade de aumento nas exportações de carne bovina para o exterior, especialmente com destino à China, podendo provocar menor disponibilidade interna e aumento nos preços. No entanto, a queda na taxa de câmbio e nas cotações dos grãos pode compensar esse fato e contribuir para que o valor da cesta básica continue em queda ou ao menos em estabilidade.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.