Índice da cesta básica tem queda em Abril na cidade de Cataguases

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice da Cesta Básica de Cataguases (ICB-FIC/UNIS) apresentou queda. Entre março e abril a diminuição foi de -1,55%. Os produtos que apresentaram as maiores altas foram batata e feijão carioquinha; já as quedas mais consideráveis ocorreram com a banana, pão francês, óleo de soja e tomate. Comparando este mês com o mesmo período de 2022, a queda acumulada do valor da cesta básica é de -9,79%.

A pesquisa é feita na primeira semana do mês e utiliza uma metodologia adaptada do DIEESE, sendo realizada por meio da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

No início de abril, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Cataguases é de R$606,05. Este valor representa 50,32% do salário mínimo líquido (salário mínimo total descontado o INSS). Um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 102 horas e 24 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.

Nas demais cidades pesquisadas pelo Unis os valores desta mesma cesta neste mês foram: Varginha (R$630,82) e Pouso Alegre (R$637,58).

Essa alta ocorrida na batata se deve ao menor ritmo de colheita em algumas regiões produtoras e, principalmente, à maior demanda que é comum neste período de Quaresma e Semana Santa. Porém, no curto prazo a oferta deve voltar a se elevar e se manter dessa forma até o fim da safra de verão, podendo provocar queda nos valores do produto. No que se refere ao feijão carioquinha, a diminuição da área plantada, a menor qualidade e os altos custos de produção têm impactado fortemente a oferta e refletindo em consideráveis altas nos preços. A perspectiva é que não ocorram mudanças no cenário deste produto no curto prazo.

Em relação à banana, o aumento do volume ofertado, principalmente do tipo prata, e a menor demanda explicam a diminuição dos preços. No caso do pão francês, não há uma explicação mais direta sobre essa queda nos preços, o que deve ser oriunda de ações promocionais dos supermercados, visto que uma das principais matérias-primas deste produto, a farinha de trigo, continua em elevação. Quanto ao óleo de soja, a oferta da soja encontra-se em patamar maior que a demanda, já que os produtores estão vendendo seus estoques para liberar espaço nos armazéns para a próxima safra e os compradores estão cautelosos nas aquisições, influenciando diretamente no valor dos seus derivados.

Os resultados apurados em Cataguases foram muito semelhantes aos de Varginha e Pouso Alegre, com o valor da cesta básica caindo pelo terceiro mês consecutivo. Tal fato pode trazer um certo alívio aos consumidores, porém, dois fatos merecem destaque. Primeiramente, mesmo com essas quedas o valor da cesta básica ainda permanece elevado, comprometendo mais da metade do salário mínimo líquido. Segundo, alguns produtos caminham para o período da entressafra, como no caso dos hortifrutigranjeiros e do leite integral, o que pode provocar novas elevações nos preços médios no curto prazo.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.