Índice da cesta básica sobe 2,19% em São Lourenço no mês de setembro

No início do mês de setembro, o Índice da Cesta Básica de São Lourenço (ICB – FUSAL/UNIS) apresentou elevação de 2,19% em comparação com agosto.

As maiores altas ocorreram com a batata, carne bovina e leite integral. Enquanto que a maior queda foi com a banana. Em 12 meses o valor médio da cesta na cidade aumentou 5,98%. A pesquisa ocorre por meio da coleta de preços dos 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo por base uma metodologia adaptada do DIEESE.

O valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de São Lourenço no início de setembro era de R$675,72, correspondendo a 55,34% do salário mínimo líquido (salário mínimo total descontado o INSS). O trabalhador que recebe um salário mínimo mensal necessita trabalhar 112 horas e 37 minutos no mês para adquirir essa cesta de produtos.

No período de agosto a setembro, dez produtos apresentaram alta em seus preços médios: Batata (6,76%), Carne bovina (3,73%), Leite integral (3,32%), Óleo de soja (3,16%), Tomate (2,05%), Manteiga (2,01%), Farinha de trigo (1,67%), Açúcar refinado (1,53%), Café em pó (1,45%) e Feijão carioquinha (0,62%). Um produto manteve inalterado o valor nesta pesquisa: pão francês. Dois produtos indicaram queda em seus preços: Banana (-3,28%) e Arroz (-0,85%).

Duas considerações importantes podem ser feitas sobre essa última pesquisa em São Lourenço. Primeiramente, os resultados foram bem diferentes das demais cidades pesquisadas pelo Unis, nas quais houve queda ou estabilidade no valor da cesta básica. Segundo, a maioria dos produtos tiveram alta, mesmo que em níveis tênues. O valor da cesta básica em São Lourenço continua acima de 50% do salário mínimo líquido, o que impacta bastante o orçamento das famílias.

Nos relatórios deste mês estamos destacando que, no curto prazo, há possibilidade de alguns produtos entrarem no período de entressafra, o que pode trazer elevações de preços, porém em patamares não muito altos. Cabe também destacar que o comportamento da demanda externa será fundamental para a dinâmica de preços no mercado interno nos próximos meses deste ano

Confira a pesquisa completa clicando aqui.