Índice da cesta básica de Pouso Alegre cai 2,56% em março

O Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) apresentou queda de -2,56% no início de março em relação ao mesmo período de fevereiro.

Os produtos com as diminuições de preços mais significativas foram banana, batata, tomate e óleo de soja. Já as maiores elevações ocorreram com a farinha de trigo e o arroz. No período de um ano, entre março de 2022 e março de 2023, a alta acumulada no valor da cesta básica na cidade chega a 4,30%.

A pesquisa é realizada a partir de uma metodologia adaptada do DIEESE e ocorre na primeira semana de cada mês por meio da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre.

Neste início do mês de março, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre é de R$643,04, correspondendo a 53,39% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 108 horas e 39 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Comparando os resultados de março e fevereiro de 2023, verifica-se que dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, 6 tiveram alta nos preços médios: Farinha de trigo (2,99%), Arroz (2,58%), Carne bovina (1,29%), Manteiga (0,70%), Feijão carioquinha (0,35%) e Pão francês (0,17%). Sete produtos tiveram queda nos seus valores médios: Banana (-16,82%), Batata (-10,85%), Tomate (-7,06%), Óleo de soja (-6,00%), Leite integral (-5,19%), Açúcar refinado (-2,80%) e Café em pó (-0,73%).

Os resultados averiguados em Pouso Alegre, Varginha e Cataguases mostraram muita semelhança e confirmaram as previsões realizadas nos meses anteriores. Nelas indicamos que a intensificação da safra dos hortifrutigranjeiros e a estabilidade dos preços da maioria dos produtos permitiria uma queda no valor da cesta básica.

No entanto, estamos destacando nos relatórios deste mês que, mesmo com essa diminuição no valor da cesta básica por dois meses consecutivos, o seu custo ainda se encontra bastante elevado, representando mais da metade do salário mínimo líquido. Soma-se a isso o fato de que no curto prazo alguns produtos entrarão no período de entressafra o que poderá provocar novos aumentos nos preços com impacto direto no orçamento das famílias.

Reforçamos assim a necessidade de políticas de incentivo à produção e disponibilidade no mercado interno para contribuir com a oferta dos gêneros alimentícios de primeira necessidade em valores mais acessíveis para a população.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.