III Congresso Internacional do Grupo Unis: Tecnologia e apresentações culturais são os grandes destaques do terceiro dia

No dia 17 de maio, a Cidade Universitária recebeu as atividades do terceiro dia do III Congresso Internacional do Grupo Unis. O dia foi marcado por palestras envolvendo linguística, tecnologia e internacionalização. O entretenimento também marcou presença, com a apresentação do humorista Thiago Carmona e da soprano Nabila Dandara.

Confira outras atividades realizadas no terceiro dia do evento:

Reuniões com estrangeiros

Durante toda a tarde os 30 membros das 10 delegações internacionais que participam do Congresso, se reuniram com colaboradores, professores e diretores do Grupo Unis.

As reuniões tiveram o intuito de alinhar interesses, estreitar laços e oferecer sugestões tanto para o Grupo Unis quanto para os estrangeiros, criando ideias que possam ser aplicadas nos processos de internacionalização de cada país.

A língua portuguesa e seus falantes

Nesta quarta-feira ocorreu mais uma atividade comandada pelas professoras Carina de Melo, Doutoranda em Ciências da Linguagem, e Ana Amélia, Mestre e doutora em Estudos Linguísticos, juntamente com alunos de intercâmbio de Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em uma animada conversa, onde se discutiu o acordo ortográfico e como ele foi sentido pelos intercambistas em seus respectivos países, ficou evidente que diferenças existem, segundo a portuguesa Cristina Barroso: “A língua de um país é o que caracteriza esse país, é o que o torna único!”. Sendo assim, as diferenças são necessárias para dar identidade a um povo.

Transmitida também aos alunos dos Cursos de Graduação a distância, “A Mesa Redonda: Português pelo Mundo”, chamou a atenção pelos comentários e perguntas que não paravam de chegar, curiosidades entre o português do Brasil e o português de Portugal, o que arrancou muitas risadas, tanto dos presentes na sala, quanto dos participantes online. Foi, com certeza, uma das palestras mais divertidas, pois, brincou de uma forma muito positiva com curiosidades cotidianas entre os países onde a língua portuguesa é protagonista no quesito comunicação.

Controle de veículos aéreos não tripulados

O uso dos veículos aéreos não tripulados, conhecidos por drone, tem se popularizado cada dia mais na sociedade. Sua criação foi para fins militares, mas desde algum tempo a aeronave tem sido utilizada para diversos fins, como por exemplo, o uso doméstico. Sabendo da propagação do uso do drone, e da importância de tratar de assuntos referentes à sua segurança, o III Congresso Internacional do Unis, convidou o professor da Universidad Tecnologica de Tumlangingo, Gidardo Godinez Garrido, que é engenheiro mecatrônico, com mestrado em automação e controle. Atualmente o professor trabalha com aplicação de leis para controle de drones.

A palestra girou em torno das funcionalidades do drone, especificamente o quadricóptero, que é o veículo composto por quatro hélices, que dão sustentação ao voo. O palestrante começa pedindo desculpa por não falar português, mas diz que caso alguém não entenda algo pode interromper para que ele tente explicar de uma maneira que todos possam compreender.

Gidardo destacou a importância do condutor em conhecer o drone. “É muito importante, porque se você não sabe como usar pode causar acidentes com muita facilidade. Tem que ter noções aeronáuticas para saber como mover o drone, como eleva-lo, como para-lo, se não é como ter um peque que pode cair a qualquer momento. no avião. Então é fundamental ter ao menos princípios básicos de aeronáutica, de voo, conhecer como orientar, como parar, e como subir. Se são cada vez mais usados, precisamente são muito perigosos, porque agora todo mundo tem acesso a ele”, explica.

A segurança é sempre em primeiro lugar, desta forma o engenheiro enfatizou também na palestra que os drones são testados antes de estarem prontos para uso, mostrou vídeos para os presentes onde profissionais analisam gráficos com a performance do veículo, durante o voo, para sanar quaisquer problemas de funcionalidade e consumo. Toda essa precaução é estritamente necessária para evitar acidentes futuros.

Eventos como o III Congresso Internacional do Grupo Unis, são de extrema importância para uma integração maior com alunos, professores e sociedade em geral de diversos países. “Este para mim é um grande evento, eu felicito muito ao Unis por fazer esse tipo de encontro, porque através dele pessoas de outros países como o meu caso, nós podemos vir e conversar um pouco do que estamos fazendo, e escutar o que vocês acham, e podemos fazer coisas em conjunto, tudo em prol de que cresçamos todos os países juntos em tecnologia, e em qualquer tipo de situação acadêmica. Então é muito bom esse projeto do Congresso do Unis”, destaca.

Gidardo, que veio exclusivamente do México para ministrar essa palestra na Cidade Universitária, ainda deixa uma mensagem sobre a importância da união dos povos. “Para mim essa integração é muito importante. Nunca devemos duvidar que somos uma humanidade que, que somos todos parte da humanidade, e que devemos conviver entre todos ”, finaliza.

Startups no Varejo

Na noite desta quarta-feira recebemos Berthier Corrêa Ribeiro para falar sobre Startups no varejo. Sócio da Méliuz, uma startup que vem crescendo no Brasil, Berthier é formado em Ciências Econômicas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, trabalhou durante 3 anos no BTG Pactual, trabalhou também na coordenação de implementação de um modelo de gestão do Timberland Investment Group e durante um ano trabalhou no processo M&A da massa falida do Bamerindus ao BTG Pactual. E hoje é responsável pela operação da Méliuz no mundo físico.

A empresa Méliuz, ganhadora do prêmio Startup do ano em 2016, iniciou suas atividades em 2011, iniciativa de dois estudantes da UFMG, e que hoje é uma grande empresa, com cerca de 200 funcionários. A Méliuz trabalha com o programa de recompensa online e offline, onde há a remuneração da compra de seus usuários com parte do dinheiro de volta na conta. A empresa também conta com vários parceiros.

Mas afinal, o que é Startup? É uma expressão usada para representar uma oportunidade para abrir empreendimentos inovadores. O termo começou a ser popularizado nos anos 1990, em que grande parte das startups surgiram no Vale do Silício, uma região da Califórnia, Estados Unidos. Já no Brasil, as primeiras startups começaram a aparecer no início deste século, e que vem desde 2010 tendo um crescimento muito acelerado, de acordo com a Associação Brasileira de Startups – ABStartups.

Palestra Sobre Cabo Verde

O vereador da cidade Porto Novo no Cabo Verde, ministrou uma palestra onde teve a oportunidade de falar aos presentes sobre o país e suas particularidades.

Cabo verde é situado a cerca de 570 quilômetros da costa da África Ocidental, e é composto por 10 ilhas vulcânicas. Por ser um país repleto de praias, 20 % de sua economia está atrelada ao Turismo.

O vereador Valter Silva, na sua apresentação mostrou, quais os setores de investimentos, as oportunidades de negócios, como é a infraestrutura tecnológica, os pontos fortes e fracos, falou também sobre o PIB produto interno Bruto entre outros assuntos relacionados a política.

No final da apresentação ele mostrou algumas fotos das praias e hotéis mais famosos do país, e ao término das fotos houve uma discussão sobre a economia do Brasil comparado a de Cabo Verde.

Consumo Consciente – Piso Ambiental

Na quarta-feira foi realizada uma palestra em parceria do Grupo Unis com o Piso Ambiental. Nela foi discutido sobre como a evolução humana tem diversas fases de relacionamento com a natureza. Sobre a transformação e desperdício de recursos naturais, o crescimento acelerado da população vem esgotando os recursos e quanto mais cresce a população mais gera resíduos.

Consumo consciente é o ato de considerar durante o processo de compra de um produto o equilíbrio entre sua satisfação pessoal, as possibilidades ambientais, os impactos de longo prazo e os efeitos sociais e financeiras dessa decisão. Para se ter um consumo consciente é preciso se fazer no mínimo seis perguntas: Por que comprar; O quê comprar; Como comprar; De quem comprar; Como usar; Como descartar.

Os cinco “R”, Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar, nos mostraram que tudo pode ter um destino após o uso, o lixo seco produzido pode ser reciclado, o lixo úmido pode ser usado para se fazer uma composteira, pneus e tecidos podem ser pufes.

Stand Up – Thiago Carmona

O terceiro dia do Congresso contou com a presença do humorista e publicitário Thiago Carmona, que entre uma piada e outra evidenciou a importância da comunicação no dia-a-dia.

Questionado sobre as expectativas de se apresentar no meio universitário, Thiago disse que se animou por fazer parte do Congresso: “esse contato com estudantes me faz sentir mais jovem”.

Pela primeira vez em Varginha, ele falou sobre seus projetos iniciais da carreira e, também sobre sua surpresa de após pedir informações na rua para encontrar um restaurante, indicarem que seria depois da Nave localizada no Centro da cidade, em seguida brincou que ficaria com medo ao ver qualquer clarão no céu naquela noite.

O show dessa quarta-feira foi repleto de piadas com situações cotidianas. Além de muita interação com o público, o humorista deixou claro que independente do que ele faça na frente das pessoas, sua essência e personalidade sempre se sobressairá: “não me forço a nada, será sempre eu… o meu stand up é pessoal, eu observo as situações e conto com humor”.

Vencedor de quatro concursos nacionais de humor, o show do humorista era um dos mais esperados no Congresso. Para a estudante de Jornalismo Rayssa Michele, sem dúvidas foi uma das melhores apresentações da Semana Internacional e o fato dele contar situações pessoais, se tornou ainda mais engraçado.

Projeto Interdisciplinar de Curso – Comex, Processos Gerenciais e Logística

Trinta e nove trabalhos foram apresentados pelos estudantes do primeiro e segundo período dos cursos de Comex, Processos Gerenciais e Logística na noite desta quarta-feira. As atividades foram realizadas no hall do anfiteatro.

Os alunos tiveram que procurar problemas em determinada empresa e trabalhar para encontrar a devida solução. O foco no que era preciso e profissionalismo fizeram com que as soluções encontradas fossem fantásticas. Algumas delas já foram colocadas em prática.

Os participantes que foram prestigiar os trabalhos puderam também conhecer um pouco da cultura e da culinária mexicana, e o sabor apimentado de seus temperos, além de conhecer uma lenda sobre o doce de leite e um pouco da cultura argentina.

Próximos dias

Nessa quinta-feira o III Congresso Internacional do Grupo Unis continua. O grande destaque do dia é a palestra da Jornalista Investigativa, Daniela Arbex, autora do livro Holocausto Brasileiro, que relata os horrores vividos por pacientes de um hospício de Barbacena, onde 60 mil pessoas morreram. Além das palestras as atividades culturais e gastronômicas continuam!

Este texto foi produzido em conjunto pelos alunos do curso de Jornalismo: Maicon Adão (3º Período), Marla Aparecida (3º período), Gustavo Silva (5º Período), Rayssa Michele (5º período), Nicole Santana (5º Período), Valdemir Crabi (7º Período) e pelos alunos de Publicidade e Propaganda: Thaynara Morais (1º período) e Marcos Pressato (1º período). As fotos realizadas pelos alunos estão disponíveis no álbum do Congresso, na página do Grupo Unis: facebook.com/grupounis

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos