III Congresso Internacional do Grupo Unis: Segundo dia conta com palestra do Presidente do Grupo Unis e Espaço Sustentável

No dia 16 de maio foram realizadas as atividades do segundo dia do III Congresso Internacional do Grupo Unis. Os grandes destaques do dia foram a palestra sobre Internacionalização ministrada pelo Presidente do Grupo Unis Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, as palestras simultâneas, o espaço sustentável, as atividades com os bombeiros, além das apresentações culturais.

Confira outras atividades realizadas no segundo dia do evento:

Internacionalização na Educação Superior

O Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas e Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, ficou responsável por conduzir os alunos presentes no Anfiteatro da Cidade Universitária quanto ao assunto de “Internacionalização na Educação Superior”.

O palestrante não ficou preso a detalhes, regras e explicações burocráticas. A intenção da atividade era demonstrar aos alunos de onde surgiu esse pensamento que hoje domina o pensamento dos colaboradores do Grupo Unis, a internacionalização. Além de também apresentar as oportunidades que essa ação pode oferecer aos participantes, exibindo as histórias daqueles alunos que já viveram e ainda estão vivendo a experiência internacional.

Palestras simultâneas

O anfiteatro da Cidade Universitária se tornou um espaço de inovação e experiência acadêmica. Acompanhando uma tendência no mundo corporativo e empresarial, o local foi dividido e recebeu quatro palestras simultâneas.

Os participantes de cada atividade acompanharam o palestrante através de um fone de ouvido, tendo a possibilidade de mudar de palestra a qualquer momento, com apenas um simples ajuste de canal. Essa inovação permite que os participantes tenham esse controle do que querem ouvir, aprender e conhecer.

Foram tratados os seguintes temas na noite do dia 16: “A área supermercadista brasileira (Gustavo Gorgulho Franco)”, “Mecânica Interativa: técnica e prática de automóveis (Laercio)”, “Práticas em Evidência na Fisioterapia (Anderson – Crefito)” e “Startups – Trabalhando com Canvas (Rafaella Fioravanti)”.

Piso Sustentável

Acompanhando o tema do III Congresso Internacional do Grupo Unis: “Pequenas Atitudes Geram Grandes Mudanças”, a empresa PISO Ambiental trouxe um espaço sustentável, com móveis feitos a partir de materiais reutilizados.

A PISO Ambiental é uma empresa que trabalha no desenvolvimento, gestão e manutenção de projetos em sustentabilidade. Os projetos buscam a implantação de um cenário sustentável em residências, comércios, escolas, eventos, indústrias e propriedades rurais.

Oficina teórico-prática em punção intraóssea em urgências pediátricas

Na noite desta terça-feira, 16, uma das atrações, reuniu estudantes e profissionais da área da saúde. Quem esteve presente pôde acompanhar a palestra da Enfermeira, Evellin Ribeiro Alfredo, Especialista em Neonatologia, formada há 12 anos. Nesse período já atuou na docência, com seis anos de prática hospitalar. Tem duas pós-graduações, em neonatologia, e saúde pública, finalizou recentemente mestrado em materno-infantil, atuando também na pediatria, maternidade e UTI neonatal.

O assunto da noite foi a punção intraóssea em urgências pediátricas, que é a introdução de uma agulha na cavidade da medula óssea. Esse procedimento normalmente é realizado para a aplicação de medicação no paciente. “Essa punção (introdução) pode fazer desde o bebê, que nasce lá na sala de parto, e precisa desse acesso venoso, quanto crianças menores, maiores, adolescentes e adultos”, explica a enfermeira.

Para pôr em prática todos os ensinamentos falados durante o encontro, a enfermeira levou para palestra pés de galinha para poder fazer a simulação da punção intraóssea. Após a explicação do procedimento, Evellin, chamou duplas para irem à frente, a fim de que eles próprios pudessem treinar o que foi explicado, mas em ossos de galinha. “A questão de trazer essa prática, esse pé de galinha, pra sentirem a pressão certa que vai exercer, e a resistência que ela sentiria na criança. Na verdade, essa estrutura é próxima para ver a resistência, e não que a anatomicamente seria idêntico”, explica.

Ao fim da palestra Evellin relata a relevância de treinamentos como esse. “A importância seria uma atuação mais rápida e eficaz, e se precisar atuar diante de uma urgência, porque segundos ali é imprescindível pra salvar a vida do bebê, ou da criança”, finaliza.

O jornalismo literário

O professor Ítalo Oscar Ricardi Leon, de origem chilena, mas naturalizado brasileiro, bacharel em Língua e Literatura, Mestre em Educação e Doutor em Estudos Literários, falou sobre os limites da realidade e da ficção em uma palestra sobre Jornalismo Literário e Cinema.

A atividade foi transmitida online aos alunos dos cursos de graduação de Ensino a Distância e, também, aberta ao público presencial. A tela interativa mostrava os participantes que compunham a sala de aula virtual, chegando a quase sessenta pessoas. Por fim, o professor indicou livros, filmes, respondeu perguntas, tanto dos presentes no local quanto os presentes na sala virtual.

Custo de ciclo de vida de betão armado e Utilização de ensaios geotécnicos evolutivos

Na noite passada, com bom humor e vasta experiência, os professores portugueses José Carlos Costa Almeida e Carlos Rodrigues iniciaram respetivamente suas palestras para o curso de Engenharia Civil. Ambos vieram representando o Instituto Politécnico da Guarda – IPG, pequena cidade conhecida por ser a mais alta de Portugal.

Inicialmente, Dr. José Carlos palestrou sobre o custo de vida da utilização da estrutura de Betão Armado, seguido por Carlos Rodrigues que dedicou seu tempo falando sobre a utilização de ensaios geotécnicos evolutivos.

Entre suas explicações e comentários sobre métodos inovadores, introduziram exemplos sobre as diferenças entre estruturas de obras do Brasil e Portugal.

Além dos alunos que aproveitaram para tirar dúvidas acadêmicas em relação ao IPG, estavam presentes também professores brasileiros e portugueses, a fim de aprimorar seus conhecimentos na área e também conhecer novas técnicas utilizadas na Europa.

Bombeiros em Resgate

Eventos como o III Congresso Internacional do Grupo Unis sempre precisam estar atentos às normas de segurança por lidarem com um número considerável de pessoas. O Corpo de Bombeiros Militar esteve presente para prestar apoio e prevenção. De acordo com o Sargento Macedo, da Unidade de Resgate, foi também uma oportunidade para compartilhar com os multiplicadores de informações atitudes simples que podem ser o diferencial na hora de salvar uma vida.

Em caso de acidentes, ou outra situação de emergência é necessário ter o máximo de tranquilidade até mesmo na hora de acionar os serviços essenciais. O sargento explica que em caso de afogamento, por exemplo, a autoridade militar para o resgate são os Bombeiros.

Entender quando acionar a PM, os Bombeiros e até mesmo o SAMU pode ser a diferença entre a morte e a vida nestes casos. A polícia cuida da segurança. Os Bombeiros do resgate em casos como encarceramento, incêndios e afogamentos e o SAMU atua como emergência médica, um pronto atendimento móvel capaz de oferecer os cuidados iniciais.

Hoje em caso de acidente automobilístico, em que se percebe que a vítima está presa às ferragens por exemplo, é importante que os Bombeiros sejam acionados via 193, passado as informações mais precisas sobre o acidente, como localização, situação possível das vítimas, tipo de acidente entre outras. O procedimento seguinte é acionar o SAMU via 192, informando que os bombeiros foram acionados, procurando passar o máximo de informação possível sobre a situação e quantidade de vítimas.

Talvez outros procedimentos sejam necessários como sinalizar bem o local para evitar novos acidentes, acionamento da polícia para isolamento da área e outras ações cautelares devem ser feitas para preservar as vítimas e a si próprio, por esta razão é importante estar ciente destes procedimentos. Também foram apresentados alguns dos equipamentos de proteção e de resgate que são utilizados pela corporação, e dados uma breve explicação sobre seu funcionamento e a forma correta de manejá-los.

Oportunidades no Hall do Anfiteatro

Os participantes que passaram pelo Hall do Anfiteatro tiveram a oportunidade de aprender como fazer corretamente um currículo, se portar durante uma entrevista de emprego e durante os processos seletivos. A ação foi promovida pelo Curso de Recursos Humanos, uma excelente oportunidade para aqueles que estão à procura de estágios e até mesmo de um emprego.

O Hall do Anfiteatro é caminho obrigatório para diversas palestras da noite, e neste espaço os congressistas puderam conhecer as marcas e a variedade de produtos de diversas empresas como a Cooper Standard, que explicou sobre a sua linha de borrachas para vedação e condutores veiculares, o Café Fazenda de Minas que brindou a todos com o seu delicioso cafezinho, a Alicorp, que promoveu uma ação em conjunto com a rádio Itatiaia presenteando os participantes com produtos Santa Amália e Plusbelle.

Outras empresas também marcaram presença neste espaço, e algumas até realizavam cadastros para pessoas interessadas em fazer um estágio ou alavancar a sua carreira profissional. Quem circulou por este ambiente percebeu que o espaço foi pensado para otimizar oportunidades e novas experiências, já que além de poder ganhar prêmios, era possível também conhecer novas culturas, e acredite, tinha até teste de conhecimento sobre a cultura portuguesa, que além das questões histórico-culturais, adoçou a vida daqueles que passaram pelo stand.

Próximos dias

Continuando com as atividades do Congresso, hoje serão realizadas diversas palestras, oficinas e exposições. No lado do entretenimento haverá duas grandes participações: o show de stand up de Thiago Carmona e a apresentação musical da soprano Nabila Dandara! Além é claro dos já tradicionais e requisitados food trucks, com opções variadas para atender ao gosto de todos os participantes.

Este texto foi produzido em conjunto pelos alunos do curso de Jornalismo: Maicon Adão (3º Período), Gustavo Silva (5º Período), Nicole Santana (5º Período), Cleiton Juventino (7º Período) e Valdemir Crabi (7º Período). As fotos realizadas pelos alunos estão disponíveis no álbum do Congresso, na página do Grupo Unis: facebook.com/grupounis

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos