III Congresso Internacional do Grupo Unis: Primeiro dia do evento é marcado por palestras e entretenimento

No dia 15 de maio foi realizada a abertura do III Congresso Internacional do Grupo Unis. Durante a cerimônia de início do evento, os membros das 10 delegações internacionais que participam do Congresso compuseram a mesa de honra ao lado do Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, do Vice-presidente Prof. Dr. Luiz Carlos Vieira Guedes e do Vice-reitor Prof. Me. Jeferson Vinhas Ferreira, além das demais autoridades políticas e legislativas.

Palestras de abertura

O anfiteatro da Cidade Universitária recebeu três grandes palestras no dia da abertura do evento. Primeiramente, o Presidente da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado Junior, desenvolveu o tema: “Atividade Industrial: Perspectivas e inovação”. Em seguida, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-MG, Jobson Andrade, conduziu a palestra sobre a “Sociedade e o Estado: A Engenharia e a inovação”.

Para concluir as atividades no anfiteatro, o antropólogo Tião Rocha ficou responsável pelo tema: “Educação para mudar o mundo”. Ele compartilhou um pouco de seu trabalho na área de educação popular e com desenvolvimento comunitário a partir da cultura, além de modelos que realmente funcionam. Para Tião Rocha, um evento com a convocatória de que “pequenas atitudes geram grandes mudanças” é o espaço para juntar os pequenos nadas, beber das diversas fontes e procurar as grandes informações. “Se continuarmos buscando soluções nos mesmos caminhos, fazendo mais do mesmo, a gente não vai conseguir ter alguma mudança, fazer a reforma. Abrir para o novo, para o não feito ainda, é um exercício de aprendizagem”, concluiu.

Feira das Nações

Os alunos do Curso de Administração-COMEX desenvolveram, através de uma proposta de Projeto Interdisciplinar de Curso – PIC, a Feira das Nações. Os estudantes apresentaram a cultura, economia, curiosidades e culinária de alguns países como Espanha, Argentina, Portugal, Bolívia, Itália, México, Uruguai e Brasil.

Em cada stand foi possível experimentar comidas típicas de cada país, como por exemplo, Tapas (Espanha), Choripán e suco de Uva Integral (Argentina), Bolinho de Bacalhau e Arroz Doce (Portugal), Suco de Amendoim (Bolívia), Doce de Leite e Churrasco (Uruguai), Pizza e Lasanha (Itália), Nachos e Taco (México), entre outros.

Os alunos intercambistas também participaram do projeto, expondo através de stands as particularidades e costumes das regiões do Brasil.

Comunica Live

O Comunica Live contou com a participação dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em uma transmissão ao vivo com dois estudantes intercambistas que atuaram como correspondentes internacionais.

No Hangout, transmitido pelo YouTube e pela página do Facebook “Comunica Mundo”, foi possível aos alunos dos cursos de comunicação conversar com os colegas intercambistas Geovani Paulino, há dois meses em Santiago no Chile e Sarah Müller, há quatro meses em Madrid na Espanha, ambos os estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas.

Os dois alunos responderam perguntas dos participantes e compartilharam suas experiências, diferenças culturais, o que passaram e o que esperam viver ainda. Passando uma mensagem muito positiva sobre deixar de ter medo do que pode perder e pensar no que se tem a ganhar, aprendendo a lidar consigo mesmo e com um mundo inteiro de oportunidades.

Mostra Audiovisual

No Primeiro dia da I Mostra Audiovisual do Grupo Unis os participantes puderam assistir a dezenas de trabalhos em diversas categorias e que emocionaram a muitos. Segundo a Profa. Carina Adriele, coordenadora do Curso de Letras e uma das curadoras da Mostra, o projeto era um sonho em conjunto com os Professores Rafael de Almeida e Flaviane Carvalho e foi sendo amadurecido até que hoje se tornou realidade.

Optamos em exibir neste primeiro dia todos os trabalhos inscritos na mostra, e nos outros dias separamos por categorias”, explicou a Profa. Carina. A mostra vai até o dia 18 de maio na sala C1 do Bloco C da Cidade Universitária a partir das 20:30h.

Biomedicina e Perícia Criminal

Os alunos do curso de Biomedicina ficaram impressionados com a palestra “Biomedicina e a Perícia Criminal”, ministrada pelo Mestre em Patologia e Coordenador dos Laboratórios de Perícia Criminal do Paraná, Thiago Massuda.

Durante a atividade os alunos puderam conhecer como funciona a principal área de atuação do biomédico na perícia criminal e o papel do perito no laboratório e na cena de um crime.

Trilha de Carreira

No primeiro dia do Congresso os participantes puderam refletir um pouco sobre carreira em um stand diferente. Uma trilha montada pela Psicóloga Alessandra Bueno, especialista em Coaching de Carreira, traz seis perguntas com duas opções de respostas a respeito do perfil profissional de quem estava percorrendo a trilha. Ao final, as respostas davam uma indicação de qual área e perfil o aluno se enquadra mais.

Dentro de uma universidade é o lugar onde está se formando profissionais para o mercado de trabalho, por isso é extremamente interessante e importante gerar essa reflexão. Na hora em que você responde a trilha de carreira, você pensa em você mesmo e ao olhar o resultado você reflete se está realmente na profissão que deveria estar, ou até mesmo se dentro da profissão você pode escolher uma área diferente”, explicou Alessandra.

Quem visitou o stand também pôde concorrer a um curso de certificação profissional oferecida pela empresa de consultoria Meta. O stand ficará aberto durante toda a semana no Bloco B.

Cultura e Gastronomia

Durante as atividades do primeiro dia do evento houve também um espaço dedicado ao entretenimento e à gastronomia. Parede de escalada e apresentações musicais com a banda dos soldados da Escola de Sargentos e Armas – EsSA, e o grupo de samba Kaô, garantiram um divertimento descontraído ao público em meio as diversas oficinas e palestras.

A alimentação também teve seu destaque. Cinco food-trucks estiveram presentes na Cidade Universitária trazendo as comidas mais variadas para todos os gostos. Desde hambúrgueres artesanais, tacos, massas, paellas a sucos naturais, os participantes do Congresso puderam experimentar a diversidade gastronômica em sua melhor forma.

Próximos dias

Vale ressaltar que o Congresso ainda está a todo vapor. Hoje serão realizadas atividades como o I Campeonato Mineiro de Futebol de Robôs por Simulação, Campeonato de Videogame, Mesa-redonda sobre política e educação, além da apresentação musical do participante do programa The Voice de 2016, Luiz Otávio.

Este texto foi produzido em conjunto pelos alunos do curso de Jornalismo: Kaio Pietro (1º Período), Débora Portes (5º Período), Gustavo Silva (5º Período), Rayssa Michele (5º Período), Amanda Barbosa (7º Período), Cleiton Juventino (7º Período) e Valdemir Crabi (7º Período). As fotos realizadas pelos alunos estão disponíveis no álbum do Congresso, na página do Grupo Unis: facebook.com/grupounis

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos