III Congresso Internacional do Grupo Unis: Palestras sobre Jornalismo Investigativo e Advocacia são destaques do quarto dia do evento

O III Congresso Internacional do Grupo Unis chegou ao seu quarto dia de atividades. No dia 18 de maio os grandes destaque foram a jornalista investigativa Daniela Arbex e o advogado Gustavo Chalfun, que contaram com um grande público atento às suas palestras.

Confira outras atividades realizadas no terceiro dia do evento:

Holocausto Brasileiro

O III Congresso Internacional do Grupo Unis recebeu na noite de quinta-feira a presença de Daniela Arbex, jornalista investigativa autora dos livros “Holocausto Brasileiro” e “Cova 312”. Ela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award de 2010 e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina de 2009.

Ela conta um pouco do seu primeiro livro o Holocausto Brasileiro, no qual ela expõe a história do hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ao longo de anos, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, não havia critério médico para a internação. Muitos deles eram apenas epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões devido a estupro, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, pessoas na época consideradas desviadas socialmente. Nesse local eram torturados, violentados, morriam de fome, diarreia, frio sem que ninguém se interessasse pelo que acontecia.

No final da palestra Daniela respondeu muitas perguntas feitas pelos estudantes e quando questionada sobre o que mais a marcou, conta que foi ouvir histórias de mães que os filhos foram arrancados de seus braços e levados à adoção, nessa fase do trabalho o seu filho estava pequeno e ela ainda estava o amamentando.

Os estudantes ficaram contentes com a presença de Daniela Arbex. Para a aluna de jornalismo Paula Vilela, Daniela consegue inspirar os estudantes a querer procurar o outro lado das histórias, dar vozes aos socialmente mudos e ter compromisso com a informação.

Advocacia: ontem, hoje e amanhã

O advogado Gustavo Chalfun foi responsável por ministrar a palestra “Advocacia: ontem, hoje e amanhã”. Com um grande público presente no anfiteatro da Cidade Universitária, o advogado explorou o tema analisando o cenário da advocacia, e a atuação do profissional nos dias de hoje, em meio às constantes mudanças culturais e sociais.

Oficina Sustentabilidade com Bambu

Durante a tarde a Cidade Universitária recebeu o pensamento sustentável da PISO Ambiental, dessa vez explorando o tratamento e cuidados com o Bambu. Durante a oficina foram demonstradas maneiras de fortalecer o material para aplicação em estruturas, e torná-lo mais atraente para o uso doméstico.

Visitantes da Zona da Mata

O Presidente do Grupo Unis Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, recebeu 12 visitantes da Zona da Mata. Empresários, Prefeitos, Vice-prefeitos e o Gerente da Microrregião do SEBRAE, circularam pelo Congresso e durante a noite confraternizaram com as delegações internacionais.

Iniciação Científica

Durante a noite alunos e professores tiveram a oportunidade de apresentar artigos de Iniciação Científica para as bancas avaliadoras. As propostas de projetos envolveram os mais diversos segmentos de atuação, desde letras e comunicação até tecnologia e programação.

Projeto Interdisciplinar de Curso

Os cursos da Gestão de Saúde e Sociedade – GESS, utilizaram o dia 18 para realizarem as apresentações dos PIC’s de cada turma. Estética e Cosmetologia, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição ocuparam os corredores do Bloco A da Cidade Universitária com seus banners expostos para todos os participantes do Congresso.

Cultura e Entretenimento

Na noite dessa quinta-feira, o Coral Cênico do Grupo Unis foi o responsável por animar os presentes com apresentações musicais de canções nacionais populares, contando inclusive com a participação do público, que tiveram a oportunidade de subir ao palco e soltarem a voz.

No mesmo espaço o 72 off Poker Club, coordenou durante toda a noite competições de pôquer, contando com grandes premiações para os vencedores de cada disputa.

Próximos dias

Para encerrar as atividades do III Congresso Internacional do Grupo Unis, nesse dia 19 será realizado o tradicional Almoço Empresarial, contando com uma palestra Internacional, além do Luau do Unis. O Campus II receberá alunos e a comunidade com apresentações musicais da Banda Apréza, Bruno Cabral, DJ Homerinho e DJ Internacional.

Este texto foi produzido em conjunto pelos alunos do curso de Jornalismo: Gustavo Silva (5º Período) e Rayssa Michele (5º período). As fotos realizadas pelos alunos estão disponíveis no álbum do Congresso, na página do Grupo Unis: facebook.com/grupounis