I Simpósio de Fisioterapia reuniu alunos, professores e profissionais na Cidade Universitária

Nos dias 24 e 25 de outubro alunos e professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram o I Simpósio de Fisioterapia. Durante duas noites, através de palestras com convidados e mesa-redonda, foram abordados temas da Terapia Manual na Cidade Universitária.

Na oportunidade, ex-alunos puderam retornar à instituição para participarem de uma mesa-redonda, juntamente com os universitários, para uma conversa sobre Terapias Manuais explorando as tendências e atualidades dentro da clínica de atuação, no primeiro dia de encontro. Em um segundo momento, o fisioterapeuta Dr. Rafael Junqueira Pereira palestrou sobre o Histórico e Noções Básicas da Quiropraxia. O dia foi marcado também por uma homenagem póstuma ao ex-aluno e fisioterapeuta José dos Santos.

Na sexta-feira, Dra. Ana Cristina Ribeiro Sotto abordou sobre Rolfing Interação Estrutural e Movimento com demonstrações da prática em alunos. Em seguida, o Dr. Ângelo Luiz Dominitini explanou aos presentes tudo sobre Terapia e Manipulações na Reabilitação Desportiva. Nesse dia, a homenagem foi ao fisioterapeuta Hebert José Reis Galvão, escolhido para tomar como exemplo da profissão, neste ano em que a Fisioterapia completa 50 anos de reconhecimento no Brasil.

Segundo a Coordenadora do curso, Profa. Mônica Beatriz Ferreira, “a proposta do simpósio vem de encontro com uma forte tendência da profissão em utilizar recursos base da formação do profissional”, afirmou. “É um momento dos alunos, tendo a oportunidade de vivenciar e escutar técnicas que hoje estão muito em evidência. É uma nova vertente da fisioterapia, principalmente depois dos 50 anos da profissão, resgatando o que é a fisioterapia, que é o uso das mãos. Houve uma fase de eletroterapia e hoje resgatamos a questão das mãos. Essa é uma oportunidade para todos, alunos ou professores. A oportunidade é de aumentar os vínculos profissionais e interprofissionais”, concluiu.

O fisioterapeuta na vida de uma pessoa é importantíssimo, nós podemos ajudar muito mais do que só melhorar a dor. A gente pode ajudar a pessoa a ter uma melhora na consciência corporal, a ter movimentos mais livres. Posso ajudar ela a melhorar numa prática esportiva, no dia-a-dia, no trabalho. Quando trabalhamos percepção, consciência, coordenação, a gente trabalha a pessoa com ela. Você tem que estar em você, para poder tomar uma decisão”, disse a fisioterapeuta e uma das palestrantes, Ana Cristina, formada há 19 anos.

Dr. Fernando Barbosa, fisioterapeuta formado há quatro anos pelo Grupo Unis, disse para que os alunos sejam “curiosos, quanto mais um fisioterapeuta é curioso, mais ele vai se dedicar. Com o paciente não temos que enxergar apenas como uma dor, fratura, temos que enxergar como um todo, por traz de uma dor tem uma sensibilidade, uma história, uma lesão, então sejam curiosos, para atender o paciente bem e sempre trate seu último paciente como se ele fosse seu primeiro atendimento, com muito carinho e o máximo de atenção possível”, completou.

Este texto foi redigido pelo aluno do sexto período do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas, Iago de Almeida Silva.