III Congresso Internacional do Grupo Unis recebe Certificação Ambiental da empresa PISO Verde

Entre os dias 15 e 19 de maio de 2017 foi realizado o III Congresso Internacional do Grupo Unis, reunindo palestras, oficinas, debates, envolvendo a comunidade acadêmica regional e internacional. Com o tema “Pequenas atitudes geram grandes mudanças” a terceira edição do Congresso teve um foco na sustentabilidade, incluindo atividades específicas para o tema, o que resultou, ao final do evento, em um certificado ambiental oferecido pela empresa PISO Verde.

Para emissão do certificado, a empresa Piso Verde acompanhou todo o evento e produziu um relatório com análise dos dados coletados no III Congresso Internacional do Grupo Unis. O documento apresenta dados quantitativos e qualitativos referente à geração de resíduos sólidos recicláveis, e à emissão direta de dióxido de carbono na atmosfera, tem a finalidade de dar suporte para possíveis ações de mitigação do impacto gerado. Através desse relatório pudemos levantar a quantidade de recicláveis gerados e destinados à reciclagem (260kg de metal, 70kg de papelão, 21kg de plástico), a quantidade de carbono emitido pela combustão móvel no local (9.223kg de CO2), bem como quantificar o número de árvores a serem plantadas para vias de neutralização desse carbono emitido (2.130 árvores).

A Certificação Ambiental desenvolvida pela  PISO se baseia nos impactos gerados nos processos do local, e nas possibilidades de adequação tangíveis pelo mesmo. No cenário proposto na Cidade Universitária do Grupo Unis, foram levantadas as possíveis áreas de atuação e constatamos em conjunto com a coordenação do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI), responsável pela realização do evento, as seguintes medidas a serem executadas: Gestão de Resíduos e Educação Ambiental.

Gestão de resíduos: a gestão de resíduos recicláveis já é realizada pela Unis na cidade universitária, onde há destinação de resíduos eletrônicos, sucata (metais), papel/papelão e plástico. Para adequar essa atividade durante o evento, foi necessário maior aporte de coletores de materiais recicláveis, tornando possível a segregação prévia dos resíduos gerados.

Educação Ambiental: a Educação Ambiental é atividade abrangente e necessária para a conscientização da população acerca dos impactos gerados pelas nossas atividades. Dessa forma, se fez necessário no congresso inserir temas para provocar a curiosidade e discussão sobre a temática ambiental. Para isso, foram inseridas na programação uma palestra de Consumo Consciente e Atitudes Ecológicas, e oficina teórico-prática de Tratamento e uso do Bambu.

Resíduos Recicláveis: Foi possível reconhecer o aumento dos resíduos gerados devido à movimentação do congresso. Resíduos normalmente coletados como papel e papelão, e resíduos eletrônicos, não apresentaram alterações, ou aumentos devido a ocorrência do evento. Porém, resíduos como metais e plásticos, tiveram um grande aumento após a realização do congresso (Tabela). Isso se deve ao fato de que os principais materiais utilizados e descartados no evento foram latinhas de alumínio, e garrafas plásticas de água, bem como copos de água e copos plásticos descartáveis.

Emissão de Carbono: Através da contabilização e movimentação de automóveis no campus, devido à ocorrência do Congresso, e a partir das estimativas de distâncias percorridas por esses veículos, foi possível estimar quantidade direta de dióxido de carbono emitida na atmosfera.

Através da certificação “Eu PISO Verde” o evento contou com: lixeiras ecológicas; coleta seletiva; palestra sobre atitudes ecológicas e o consumo consciente; oficina de tratamento de bambu; sala temática com móveis sustentáveis e espaço para bate papo.

Além das ações já existentes no campus, o processo de certificação apresentou resultados que basearão os próximos projetos voltados à compensação de carbono, plantio de árvores e gestão de resíduos.  Propagar essas medidas é essencial para disseminar atitudes como essas, disseminando também o despertar para a preocupação com o ambiente, que já é urgente e necessária. Pequenas atitudes geram enormes mudanças!