Grupo Unis na discussão de Políticas Públicas do Ensino Superior para a América Latina

Uma política pública específica para o ensino superior nacional. Esse é o objetivo do encontro de membros do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), que estão reunidos em São Paulo. A ideia é montar um documento a ser apresentado ao Governo Federal propondo um pacote de políticas públicas que visam dar mais tranquilidade ao setor privado.

Dividido em 11 eixos (governança, regulação e supervisão, avaliação e qualidade, financiamento, pós-graduação e pesquisa, inovação acadêmica, tecnologia e educação digital, formação de professores, relação com outros setores, internacionalização, e formação de redes de cooperação), o arquivo propõe que seja elaborada uma política nacional para o ensino superior e traz uma série de recomendações.

O Vice-Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Me. Jeferson Vinhas Ferreira, foi convidado a compor o time, participando do tema “Internacionalização”. “Nosso objetivo é propor políticas públicas que visam dar mais robustez ao setor privado, e a vivência internacional é realidade constante e ponto onde o Grupo Unis tem se destacado fortemente”, explica Prof. Jeferson.

A internacionalização é um dos pontos destacados pelo Semesp. Por acreditarem que é necessário abrir essas oportunidades às Instituições de médio e pequeno porte, esta é uma das pautas mais discutidas. “Sabemos que nem todos têm condições de viverem em outros países, e o que estamos mostrando, com nossas experiências vividas no Grupo Unis, é que existem outras formas de viabilizar essas experiências, como já fazemos. Nossos alunos podem participar de congressos, simpósios, além de terem contato com outras culturas quando recebemos alunos estrangeiros”, relata.
O documento de Diretrizes de Política Pública para o ensino superior brasileiro já foi relatado à Câmara dos Deputados e será promovida uma audiência pública, ainda sem data definida, para tratar especificamente do assunto.