Grupo Unis marca presença na V Feira Literária das Águas Virtuosas

Com apoio do Núcleo de Extensão do Grupo Unis, entre os dias 07 e 16 de maio acontece a V Feira Literária das Águas Virtuosas (FLAVIR). Realizada de forma totalmente online, a Feira oferecerá gratuitamente mais de 40 atrações artísticas e culturais, em parceria com artistas e instituições das cidades de Cambuquira, Caxambu, Lambari, São Lourenço, Três Corações e Varginha.

Nesta edição, a FLAVIR homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura nacional. Vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, e considerada Personalidade Literária do Ano, em 2019, Evaristo dedica sua obra ao universo das mulheres negras e à ancestralidade na negritude brasileira. Doutora em literatura, ela criou, há mais de três décadas, o conceito de “escrevivência”, em referência à escrita do cotidiano e da memória de pessoas e povos que há séculos têm sido silenciados.

E no dia 07 de maio, às 14 horas, o Clube de Leitura Diadorim, formado por leitores de todo o Brasil, alunos, ex-alunos e professores do curso de Letras do Grupo Unis, estará presente na V FLAVIR, conduzindo um bate-papo sobre o livro “Becos da Memória”, da autora Conceição Evaristo.

A Feira terá parte de sua programação dedicada à rememoração da relação dos povos com as fontes do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais e aos conflitos ambientais na região. Nesse flanco, destaque para o filósofo indígena Ailton Krenak – uma das vozes mais respeitadas no debate ecológico internacional –, que proferirá a Conferência de Encerramento da feira. E para Aline Pachamama, escritora, editora e doutora em História, que é representante da etnia indígena Puri, povo guardião das terras altas da Mantiqueira, e falará desde o coração da floresta.

Além de Conceição Evaristo e Ailton Krenak, a V FLAVIR destacará o Mestre P.MC, Rapper, arte-educador e um dos principais nomes do nascedouro do hip-hop nacional, na década de 1980. Ele compôs cinco álbuns solo, dezenas de singles e centenas de participações em músicas e discos, e é um dos compositores da música-tema da FLAVIR 2021. No final dos anos 90, P.MC foi o primeiro arte-educador a lançar mão de elementos da cultura hip-hop para alfabetizar jovens em conflito com a lei, nas unidades da antiga Febem, em São Paulo. Em 2014, com o projeto “Pé de Palavra”, o rapper passou a promover a alfabetização por meio do uso de rimas e trava-línguas originais. Na feira literária, a “Pedagogia de Rua” de Mestre P.MC será apresentada em três cursos de arte-educação, destinados a crianças, adolescentes e professores alfabetizadores.

Com destaques da cultura, da literatura e de outras artes e parcerias com entidades culturais atuantes no Sul de Minas, a FLAVIR caminha para se consolidar como um dos grandes eventos da economia criativa em Minas Gerais.

Para acompanhar mais notícias e a programação completa da Feira, acesse o site oficial do evento, ou o Instagram da Fundação Cultural Vagão 98.