Grupo Unis incentiva ideias inovadoras através do Programa Melhores Práticas

A premiação do Programa Melhores Práticas 2016 foi realizada na última sexta-feira, dia 16 de dezembro. O evento foi realizado na Cidade Universitária, contando com transmissões online para os campi de Varginha e demais unidades e colégios que integram o Grupo Unis.

Com o objetivo de propiciar um alinhamento entre o Planejamento Estratégico e as propostas para a Gestão de Pessoas do Grupo Unis neste ano de 2016, o Setor de Gestão Estratégica de Pessoas realizou uma série de ações vinculadas aos objetivos estratégicos; sendo eles: implementar a gestão por resultados, inovar a Gestão de Pessoas e consolidar uma nova cultura organizacional. Dessa forma, foi lançado o Programa Melhores Práticas, com o intuito de valorizar a criação e a implementação de projetos, programas ou atividades que geraram resultados considerados excelentes neste ano. No total, 48 projetos foram inscritos, deste número, quatro foram selecionados como finalistas.

A Comissão que avaliou os projetos selecionados, formada pelo Superintendente Corporativo, Prof. Dr. Guaracy Silva, pelo Superintendente Executivo, Prof. Alan Fonseca, pelo Vice-Reitor, Prof. Me. Jeferson Vinhas e pelo Chefe de Gabinete, Prof. Felipe Flausino de Oliveira, levou em consideração os seguintes critérios: resultado financeiro, resultado para a marca, impacto no clima organizacional, impacto para a sociedade e alinhamento com o Planejamento Estratégico. O SEBRAE, através do seu Gerente Regional, Juliano Cornélio, também participou da avaliação, contribuindo com visões de mercado. Os colaboradores do Grupo Unis, após assistirem as apresentações, puderam avaliar os projetos através do “Voto da Galera”.

Os projetos finalistas foram:

Inova Unis” – criado e implantado pelo Prof. Me. Ernani Guimarães Júnior, que atua como professor na Gestão de Educação e Negócios-GEN;

CEPI [Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação]” – criado e implantado pelo Prof. Me. Fabricio Pelloso, que atua como Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica e Extensão;

Metodologias Ativas na Educação Básica” – criado e implantado por Lucas Rosa, que atua na Superintendência Acadêmica;

Gestão de Horários” – criado e implantado por Thiago Silva, que atua na Controladoria Acadêmica

“Acreditamos que este tipo de iniciativa é um incentivo para os colaboradores trazerem melhorias para a Instituição, bem como uma forma de gerar reconhecimento de seu trabalho e de seu potencial”, destacou Dayane Paiva, do setor de Gestão de Pessoas.

O projeto vencedor, que garantiu ao colaborador além de um certificado e um troféu, uma viagem para Porto Seguro, foi o “Inova Unis”, desenvolvido pelo Prof. Me. Ernani Guimarães Júnior. “Esse projeto não foi conduzido apenas por mim, toda a equipe do Núcleo de Empreendedorismo do Unis – Neunis merece reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O concurso teve o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários; promover a prática do planejamento de produtos e serviços inovadores que solucionem problemas reais; incentivar o espírito de trabalho conjunto em equipes e vivenciar os valores institucionais de inovação e excelência. Todo o projeto foi pautado pelas metodologias ativas, dando protagonismo para os próprios alunos. Eles identificaram o problema, pensaram na solução, criaram o protótipo e os mentores apenas auxiliaram”, ressaltou o Prof. Ernani.

“É importante que os colaboradores se inspirem, vejam essas práticas e tentem implementar, para o próximo ano, atividades relevantes para a Instituição, independente do setor que atuem. A Instituição tem como um de seus grandes valores a inovação, logo, todos estão aptos a colocar em prática ideias diferentes e inovadoras”, comentou o Vice-Reitor do Grupo Unis, Prof. Me. Jeferson Vinhas.

“Estamos passando por momentos complicados na economia nacional. Mas esta é a hora de nos unirmos e pensarmos juntos, buscarmos soluções para atingirmos as metas desejadas. Aproveito para agradecer a todos vocês, esse foi um ano de muita luta para a Instituição, e se nós conseguimos chegar ao final desse ano, foi graças aos esforços de cada um. Quero também fazer um pedido, que não percamos nunca a ousadia de ter esperança, de acreditar em uma sociedade melhor, em dias melhores, de que encontremos um rumo. E por fim, não percam também a ousadia de sonhar, nunca”, concluiu o Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.