Grupo Unis e Universidade Óscar Ribas de Angola alinham projetos de pesquisa

Nos dias 04 e 05 de abril, membros do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis participaram de reuniões com pesquisadores da Universidade Óscar Ribas (UOR), localizada em Luanda, capital de Angola, visando a construção de projetos conjuntos.

Na primeira reunião, o Unis contou com a presença da Profa. Dra. Terezinha Richartz e de representantes da Universidade Óscar Ribas, Universidade Federal da Bahia, Instituto Superior de Ciências de Educação das províncias da Huíla e Benguela (Angola), Academia Militar de Angola e Instituto Politécnico de Leiria-Portugal.

O encontro visou trocar ideias e contatos institucionais para a constituição de uma rede internacional de investigação e comunicação científica, com a realização periódica de eventos acadêmicos conjuntos, incluindo cursos de extensão universitária de acordo com as ofertas de cada instituição. O projeto é denominado “Jornadas Africanas-Portuguesas-Brasileiras de Ciências, Tecnologias e Inclusão na formação do novo cidadão” e possui caráter interinstitucional e interdisciplinar.

A segunda reunião, ocorrida em 05 de abril, contou com a participação dos professores Pedro Portugal e Rodrigo Frogeri do Unis e do professor Arnaldo Faustino (UOR – Angola) visando a estruturação metodológica para a implementação da pesquisa do Índice da Cesta Básica em 4 localidades daquele país. Atualmente, Angola possui indicadores gerais de inflação, mas ainda não tem estudos específicos sobre a dinâmica de preços da cesta básica de alimentos. O objetivo da parceria é auxiliar na construção dessa pesquisa que a UOR usará como base para proposição de políticas públicas visando contribuir para uma melhor segurança alimentar e nutricional do povo angolano.

Projetos como esses são possíveis graças às ações do Departamento de Pesquisa e do Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis, visando estreitar parcerias entre diferentes instituições ao redor do mundo.