Grupo Unis e Sindvar divulgam pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Namorados

O Grupo Unis e o Sindicato do Comércio Varejista de Varginha- Sindvar, em parceria com a área de Estudos Econômicos da Fecomércio- MG, divulgaram o resultado da pesquisa de mercado realizada para identificar a intenção de consumo da população varginhense para o Dia dos Namorados. Ao todo, foram entrevistadas 276 pessoas, no período de 17 a 28 de maio de 2016. O intervalo de confiança da amostra foi de 90% e a margem de erro de 5,0 pontos percentuais. A data é considerada a terceira melhor do ano para o comércio varejista.

O responsável pela Unidade de Educação Executiva do Grupo Unis, Matheus Guedes, explica que o objetivo da pesquisa foi munir os varejistas com informações a respeito do perfil de consumo da população e as expectativas de vendas do empresariado varginhense, possibilitando ajustes em suas estratégias comerciais e decisões mais assertivas. “A pesquisa do Dia dos Namorados foi a primeira de um projeto que visa realizar trabalhos similares nas principais datas comemorativas do ano, incluindo capacitações dos varejistas e seus colaboradores. As realizações futuras dependerão da aceitação e envolvimento dos comerciantes locais”, completa.

De acordo com a pesquisa, 48,6% dos consumidores da cidade de Varginha irão presentear neste Dia dos Namorados. Para 54,6% dos consumidores o presente não ultrapassará o valor de R$100,00. Entre os consumidores que não irão presentear na data, a maioria (56%) afirmou que não tem a quem presentear, outros 12,8% não tem o costume e 5,7% porque estão mais cautelosos.

O relatório aponta que os produtos mais procurados para a data serão as roupas (55,2%), seguida dos produtos de perfumaria (24,6%) e calçados (17,2%). Para 73,1% dos entrevistados, a pretensão é não gastar mais do que no ano passado, motivados principalmente pela alta dos produtos. 50,7% não planejam as compras e 43,3% irão priorizar a qualidade na hora da escolha do presente.

As promoções (38,1%) e os preços reduzidos (23,9%) continuam sendo estímulos para os consumidores, já os preços altos (51,1%) e o atendimento precário (29,1%) são os principais fatores para desestimulá-los às compras.

Quanto ao perfil dos entrevistados: 55,1% são mulheres e 44,9% homens; 61, 5% com a renda entre 2 até 5 salários mínimos; 46,7% com Ensino Médio [Incompleto e Completo]; 79,3% realizam algum trabalho remunerado e 30,4% estão na faixa etária entre 16 a 24 anos.

Para receber o relatório completo desta pesquisa, basta fazer um registro eletrônico através do link: http://ir.unis.edu.br/pesquisa. O material será encaminhado por e-mail.

Para mais informações entre em contato com a Educação Executiva do Grupo Unis: (35) 3219-5038 ou educacaoexecutiva@unis.edu.br; e com o Sindvar: (35) 3690-4311 ou comercial@sindvar.com.br

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