Grupo Unis desenvolve pesquisa sobre oferta de ensino para crianças refugiadas em parceria com universidade queniana

O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis está desenvolvendo, em parceria com a Kenyatta University do Quênia, uma pesquisa com o objetivo de analisar a oferta de ensino para crianças refugiadas.

O estudo é realizado sob o aspecto historiográfico da participação da comunidade no ensino, incluindo a comunidade e estratégias informais de educação, no maior campo de refugiados do mundo, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), localizado em Dadaab, no Quênia, de forma a absorver a experiência internacional na região sobre a educação infantil em contextos de mobilidade humana, emergência humanitária e conflitos armados – uma experiência recente para o Brasil, em termos históricos.

A pesquisa contará com duas fases, uma relacionada à análise bibliográfica e de dados, e uma segunda, presencial, com entrevistas e observação participante. A cidade de Dadaab, na fronteira do Quênia, com a Somália, abriga desde 1991, um complexo de campos de refugiados, em três setores: Dagahaley, Ifo e Hagadera, com uma população total de 217. 511 refugiados registrados, em dados atualizados em março de 2020.

Isso significa dizer que, em 28 anos de existência, o campo já se encontra em sua terceira geração de residentes, com filhos e netos dos primeiros acolhidos tendo nascido dentro das estruturas de Dagahaley, Ifo e Hagadera, nunca tendo conhecido outra realidade de vida, além da vida nas carpas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU).

Os pesquisadores brasileiros envolvidos, Prof. Fabrício Pelloso, coordenador do Departamento de Pesquisa, Prof. Renan Antônio Silva e Profa. Estela Cristina Vieira de Siqueira (cuja tese doutoral na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo versa sobre o mesmo tema do projeto), desenvolverão a pesquisa com a companhia do Prof. Hudson Ouko Onganga, após o aceite pela instituição conveniada, a Kenyatta University, em maio de 2020.