Grupo Unis Capacita Futuros Profissionais de Biomedicina com Minicurso de Antropologia Forense

No dia 26 de junho de 2024, o Grupo Unis teve o privilégio de sediar o minicurso “Antropologia Forense: Da recuperação de remanescentes ósseos à identificação humana no laboratório”, ministrado pela Profa. Dra. Alessandra Esteves da UNIFAL-MG, em colaboração com o Prof. Dr. Wagner Costa Rossi Junior e os discentes da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor).

O evento, realizado no Laboratório de Anatomia do Complexo da Saúde na Cidade Universitária, reuniu alunos do curso de Biomedicina interessados em aprofundar seus conhecimentos em técnicas práticas de antropologia e arqueologia forense. O minicurso teve como objetivo capacitar os participantes na busca, recuperação, análise e interpretação de vestígios materiais e biológicos, especialmente em casos de mortes violentas, desastres em massa, genocídios e crimes diversos.

Durante o curso, os alunos puderam aprender metodologias cientificamente comprovadas para análise de elementos ósseos, permitindo a estimativa do perfil biológico aproximado de indivíduos e, potencialmente, contribuindo para a reconstrução de dinâmicas criminais.

Depoimentos dos participantes destacaram a qualidade do ensino oferecido pela Profa. Alessandra Esteves e sua equipe, evidenciando a clareza e a relevância prática das informações transmitidas. Helena Oliveira expressou seu entusiasmo: “O evento foi incrível e superou todas as minhas expectativas. Acredito que o conhecimento adquirido será extremamente útil para minha carreira na perícia criminal.”

Isabela Domingueti Hungaro ressaltou a importância do papel do profissional biomédico na investigação forense, enquanto Larissa Moreira enfatizou a experiência envolvente proporcionada pelo curso prático de análise de ossos. Cíntia Brandão destacou a habilidade da Profa. Alessandra Esteves e já demonstrou interesse em futuros eventos.

O Grupo Unis agradece à Profa. Alessandra Esteves, ao Prof. Dr. Wagner Costa Rossi Junior, aos membros da LACFor e a todos os participantes por tornarem este minicurso uma experiência enriquecedora e educativa para os futuros profissionais da área forense.