Grupo Unis atua na erradicação do trabalho infantil em Poços de Caldas

Através de processo licitatório o Grupo Educacional Unis irá prestar assessoria à Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, no planejamento e execução de ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o PETI busca desenvolver um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

O Grupo Unis irá atuar no desenvolvimento de ações baseadas nos eixos propostos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em seis etapas: informação e mobilização; identificação; proteção social; defesa e responsabilização; monitoramento; e relatório final das atividades executadas e resultados alcançados.

O PETI, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência à escola também é exigida.

Seguindo nossa vocação passaremos por um processo de elaboração, assessoria e capacitação das equipes para que consigamos atingir o objetivo de articular essas ações e estratégias, em prol da erradicação do trabalho infantil dentro do município”, explicou o Coordenador de Negócios do Grupo Unis, Prof. Matheus Guedes.

O Grupo Unis, tendo comprovado sua expertise nas políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com uma equipe técnica que atingiu mais de 95% de aprovação de alunos nos cursos do CapacitaSUAS, aplicados nos estados do Amapá, Acre, Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais, inicia as atividades que serão aplicadas pelos próximos seis meses, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas.

De acordo com a secretária Luzia Teixeira Martins o Unis é referência na atuação deste programa e contribuirá de maneira efetiva com as ações estratégicas. “O município entende a importância de uma atuação preventiva frente às demandas do trabalho infantil, bem como ações permanentes que cumpram com os eixos metodológicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, comentou.

Cada dia mais o Grupo Unis tem atuado junto aos municípios e órgãos públicos e privados da região, levando novos conhecimentos e novas metodologias para alcançar os objetivos, traçando metas e demonstrando resultados positivos dentro das organizações para promover o desenvolvimento da região em que atua, em quaisquer segmento no qual a educação possa interferir”, concluiu o Prof. Matheus.