Grupo Unis articula intercâmbio entre universidade do Chile e a Cooperativa Agrária de Machado

Com o objetivo de aumentar as relações internacionais, tratar de oportunidades de negócios e promover uma integração entre culturas, a Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) recebeu duas alunas da Universidade Bernardo O’Higgins (UBO) do Chile. As recém-formadas fizeram um estágio na cooperativa durante o mês de julho e puderam entender bastante sobre o agronegócio brasileiro e principalmente sobre o cooperativismo.

Paola Pardo e Lorena Quinteros, que estudaram engenharia comercial e nutrição, respectivamente, foram muito bem recebidas pelos colaboradores da cooperativa e em um mês aprenderam muito conteúdo em suas áreas, desde os processos de comercialização de cafés nacionais e internacionais, até os processos de nutrição animal que maximizam a produção.

Meu objetivo vindo passar um tempo no Brasil é melhorar meu conhecimento nas áreas nutricionais e agrícolas, conhecendo o manuseio e o processamento dos produtos cafeeiros da Coopama e em conjunto, colocar em prática essas informações recebidas e inovar nas técnicas relacionadas à produção e comercialização dos produtos sustentáveis”, declara Lorena.

As relações internacionais da cooperativa intensificaram-se após ​a assinatura do convênio entre COOPAMA e UBO, firmad​o ​​durante uma das reuni​ões ​do Conselho Empresarial do Sul de Minas​ (CESUL)​, promovido pelo Grupo Unis, através de Alejandra Becerra, que representava a universidade chilena que esteve presente no evento com a intenção de fortificar essa aliança.

Estes estágios internacionais permitem que nossos alunos adquiram conhecimentos e experiências sobre questões relacionadas às disciplinas que aprendem em sala de aula em outras realidades. Dessa forma, elas podem ser reaplicadas em suas rotinas quando retornarem, sem contar a rede de contatos que eles criam ao realizar esse tipo de viagem”, explica Alejandra.

Este convênio de estágio internacional é inédito no cooperativismo agropecuário de Minas Gerais. A Coopama sente-se honrada pela confiança da Universidade Bernardo O’Higgins em nos enviar suas recém-formadas para estagiar conosco. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café desde a semente até a xícara e levam um conhecimento amplo sobre o nosso cooperativismo. As estagiárias demostraram um grande interesse pelas nossas atividades e serviços oferecidos. Agradecemos a parceria com a Universidade e parabenizamos Paola e Lorena que durante o estágio fizeram jus a integridade do povo chileno”, concluiu o Diretor da Coopama, Dr. João Emygdio.