Grupo que desenvolveu um dispositivo para controle de gás de cozinha vence o Concurso Inova Unis 2017

No dia 30 de novembro foi realizada a final do Concurso Inova Unis. A cerimônia de encerramento aconteceu no anfiteatro da Cidade Universitária em meio ao evento Fomenta Minas.

A disputa final contou com oito grupos, sendo o grupo “Gás Control” consagrado como o grande campeão da edição de 2017. Os alunos que compõem o grupo, Bruno Henrique Cruz, Breno Cornélio, Vinicius Rocha, Lauro Vinicius, Matheus Ribeiro e Gabriel Alcântara receberão desconto na mensalidade do mês de dezembro, além de vaga garantida no próximo Congresso Internacional da Rede Acinnet, que acontecerá em Portugal no ano que vem.

Os dispositivos e aparelhos desenvolvidos pelo grupo campeão medem a quantidade de gás que há dentro de seu botijão, informando-o quando irá acabar, e um dispositivo de segurança que verifica se há o vazamento de gás próximo ao botijão ou no local que está inserido.

Alguns números revelam que a Gás Control pode mudar a vida das pessoas e tem altíssimo potencial de mercado, entre eles pode-se citar a comercialização do GLP (Gás de cozinha) que chega a 6 milhões de toneladas aproximadamente por ano, e o faturamento das distribuidoras que entregam o gás ao consumidor final, no ano passado chegou próximo a 20 bilhões, sendo que o Brasil é o quinto maior mercado em consumo de GLP (Gás de cozinha).

“Participar do Concurso Inova Unis foi uma experiencia incrível, nós participamos, antes do Inova do Startup Maker, realizado no Unis também, e lá já iniciamos a ideia e enxergamos uma oportunidade incrível, que pode e vai mudar a maneira como as pessoas consomem o gás de cozinha. Criamos os protótipos que em testes funcionaram perfeitamente. No próximo ano queremos colocar para funcionar em algumas residências e verificar sua performance com diferentes tipos de clientes e situações. É um projeto grandioso e que requer muita pesquisa, mas estamos animados e confiantes, principalmente com a viagem a Portugal. Queremos que o povo brasileiro utilize nosso produto e se sintam satisfeitos, tanto em segurança quanto qualidade de vida”, comentou um dos membros do grupo vencedor, o aluno Breno Cornélio.

O Concurso Inova Unis foi divido em duas categorias: Livre e Empresarial (que conta com estudos de casos reais de empresas parceiras do Grupo Unis). Para as apresentações finais foram selecionadas quatro equipes de cada categoria.

Na categoria livre foram selecionadas as equipes MEDICCONTROL, ipBackup, Gás Control e Mini Retrô 2.0. Na categoria empresarial os finalistas foram as equipes Braindstorm LOG, Digama, Logistic Access Work e Gestoras.

A cerimônia de encerramento do Concurso foi realizada durante o Fomenta Minas, um evento que viabilizou o encontro de micro e pequenas empresas (MPEs) com os grandes compradores da administração pública direta e indireta (governo federal, estadual e municipal) e com empresas estatais.