Finalização de projeto dos cursos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica resulta em Jornada Científica

Os cursos de Fisioterapia e de Engenharia Mecânica do Grupo Unis se uniram e propuseram realizar a disciplina de Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) em conjunto. Desafio aceito por todos: gestores, coordenadores, professores e alunos. A proposta da integração era achar soluções buscando a Tecnologia Assistiva.

Dentre as diversas etapas, passaram pela fase de conhecer a problemática, reuniões entre os cursos, elaboração de solução, elaboração de maquetes e protótipos e submeterem ao Concurso Inova Unis. Como resultados, surgiram inúmeras soluções de Tecnologia Assistiva, como acento elevado para o paciente, localizador de pacientes com Alzheimer, rolo instalado na cama para facilitar a transferência, adequação da altura da maca para o paciente e profissional, entre outras.

O encerramento se deu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, organizando a I Jornada Cientifica FisioMec, no Teatro Mestrinho, em Varginha.

A Jornada trouxe convidados da Universidade Santa Cecilia, Dr Ivo Koedel Filho (Fisioterapia) e Dr. José Carlos Morilla (Engenharia) que debateram sobre o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas a partir de Trabalho Interdisciplinar.

Os palestrantes apontaram sobre as possibilidades futuras da junção, visto que há mais de 10 anos essa proposta vem sendo elaborada por eles, resultando em patentes. Além da palestra, teve o caráter cientifico de produção, com a aprovação de resumos que serão publicados na Revista Interação do Unis.

Os coordenadores do curso, Profa. Mônica Beatriz Ferreira (Fisioterapia) e Prof. Alexandre Oliveira (Engenharia) afirmaram que a vinda dos convidados que dialogaram com tanto ênfase as inúmeras possibilidades e o apoio dos Gestores do Unis faz com que se pense em novos desafios entre os cursos.