FESTIC: Alunos de 4 Instituições de Cataguases apresentam trabalhos ligados ao empreendedorismo

Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao II FESTIC – Feira de Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação de Cataguases. O evento foi realizado no último dia 30 no estacionamento da FIC.

O evento reuniu alunos das instituições organizadoras em uma mostra de trabalhos realizados durante o semestre letivo. “O resultado do apresentado demonstra que as instituições realizadoras da FESTIC estão no caminho certo, na busca pela excelência no ensino. Na FIC, por exemplo, procuramos sempre alinhar os conteúdos ministrados em sala de aula com as reais necessidades do mundo do trabalho, a fim de promover a formação profissional em coerência com o que o mercado exige.”, explica o diretor das Faculdades Integradas de Cataguases, Prof. Valmir Gonçalves. O diretor cita ainda o projeto de internacionalização da instituição como contribuição para o enriquecimento do currículo profissional dos alunos. A FIC possui parceria com 36 universidades de 16 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e África na promoção de mobilidade acadêmica. “A experiência internacional impacta não apenas na vida estudantil, como também profissional. O aluno que opta por cursar parte dos estudos em outro país, em muitas das vezes, viaja com contrato de estágio garantido no país de destino. Essa visão de mundo é muito importante para o profissional desejado pelas empresas hoje”, completa o Prof. Valmir Gonçalves.

De acordo com o Prof. Me. Luís Antônio Paixão, coordenador do curso de Administração da FIC e um dos organizadores do FESTIC, o evento, além de ser uma oportunidade de fomentar a prática pela busca de soluções inovadoras para problemas reais, uma vez que são criadas conexões com empresas da região, propicia o contato entre os estudantes das instituições organizadoras, possibilitando a troca de conhecimento entre si. “Devemos acreditar nesses jovens, uma vez que nos dão a certeza de que irão continuar a garantir o desenvolvimento em vários setores. Toda a sociedade ganha com ações deste tipo.”, completa o Prof. Me. Luís Paixão.

Além dos trabalhos de alunos, houve exposição de empresas da região, barracas de alimentação e bebidas, e atrações musicais. A FESTIC é organizada pelas Faculdades Integradas de Cataguases, EFG/Sebrae, Escola Estadual Marieta Soares Teixeira e Senai.