Feira de Inovações reunirá projetos desenvolvidos por alunos no Concurso Inova Unis

Inovação. Esta é a palavra de ordem do Inova Unis, uma iniciativa do Grupo Unis, que tem como objetivo incentivar o espírito de inovação do público universitário e promover a prática do planejamento de produtos e serviços inovadores que solucionem problemas reais.

A Feira de Inovações, marcada para o dia 21 de outubro é o momento de ver as ideias em prática, serão apresentados 135 projetos no total. As finais acontecem entre os dias 6 e 11 de novembro. O grupo vencedor receberá desconto na mensalidade do mês de dezembro, além de vaga garantida no próximo Congresso Internacional da Rede Acinnet, que acontecerá em Portugal no ano que vem. Haverá, ainda, medalhas e troféus para os demais finalistas.

Dentre os trabalhos que serão apresentados podemos destacar, por exemplo, a “Maca ajustável”, pensada pelos alunos do curso de Fisioterapia. A finalidade deste produto é proporcionar uma maca que possa adaptar-se a cada profissional, independentemente de sua estatura, e ao mesmo tempo facilitar o deslocamento de pacientes para a maca sem necessitar grande esforço por parte do profissional e do paciente. Este propósito será alcançado por meio de um sistema de engrenagem e alavanca que permitirá o ajuste pretendido, mesmo que o paciente esteja sobre a maca.

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica também pensaram em projetos interessantes como o “Carrinho Autônomo”. O objetivo da criação do “Carrinho autônomo” é a otimização do tempo dos clientes, desde a sua entrada até a conclusão de suas compras. Esta tarefa será de o próprio cliente, através de adaptações no tradicional carrinho de compras onde ele será equipado com um leitor de código de barras, um tablet, uma máquina de cartão e uma prancheta, assim no momento de suas compras ele irá bipar os produtos, empacotar e ao termino efetivar o pagamento, tudo no próprio “carrinho autônomo”.

Em sua segunda edição, o projeto cresceu em números e, consequentemente, em ideias inovadoras. São quase 600 alunos envolvidos, frente aos 400 que se inscreveram em 2016. O número de equipes mais que duplicou: de 80 para 165 neste ano, números que mostram a evolução do projeto.

Para conhecer mais sobre o Inova Unis, acesse cepi.unis.edu.br.