FATEPS sedia capacitação em Justiça Restaurativa

Entre os dias 21 e 24 de maio, a Faculdade Três Pontas (FATEPS) sediou a primeira capacitação em Justiça Restaurativa no município de Três Pontas. Através de uma parceria firmada entre a Instituição, o Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Três Pontas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), 25 profissionais da rede pública de educação receberam a capacitação.

Também participaram da formação o Prof. Paulo Leandro Carvalho, Coordenador do Curso de Pedagogia, e a Profa. Ma. Camila Oliveira Reis, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FATEPS. A justiça restaurativa é um novo paradigma da visão do conflito, que busca atender às necessidades da vítima, do ofensor e da comunidade.

Este novo paradigma não pretende o abolicionismo, como muitos equivocadamente pensam. Ele busca a efetiva responsabilização ativa do autor do ato, além de buscar também a reparação da vítima e da comunidade, que deve ser envolvida no processo. Os processos de justiça restaurativa (que vão desde os encontros vítima-ofensor até os mais complexos processos circulares) primam pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas, dos ofensores, dos membros de suas redes de apoio e da comunidade.

A disseminação da Justiça Restaurativa, hoje considerada um movimento social, nos diversos âmbitos da sociedade busca, como fim principal, a pacificação das relações sociais e a construção de uma cultura de paz.

Para a Faculdade Três Pontas foi um grande prazer receber e apoiar esta importante iniciativa. A pacificação da sociedade somente será alcançada através do trabalho conjunto de vários atores, sendo que atuação dos professores é extremamente relevante nesse processo. Buscar novas formas de dirimir conflitos, principalmente no âmbito escolar, é um grande desafio que deve ser enfrentado”, concluiu o Diretor da Instituição e Coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Ricardo Pereira.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos