FATEPS realiza X Semana Jurídica do curso de Direito

Entre os dias 15 e 19 de maio foi realizado o III Congresso Internacional do Grupo Unis, com atividades envolvendo a comunidade acadêmica regional e delegações de 10 países, além de profissionais de renome em suas áreas de atuação. Simultaneamente a esse evento foi realizada a X Semana Jurídica da Faculdade Três Pontas – FATEPS.

A X Semana Jurídica do Curso de Direito da FATEPS visa promover, estimular, aprimorar e difundir estudos técnicos jurídicos científicos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o intercâmbio entre os alunos de graduação e alunos da pós-graduação, de alunos com a sociedade jurídica, com a participação de professores pesquisadores da graduação e da pós-graduação da Instituição de Ensino, bem como de outros docentes, na busca de soluções para os problemas e desafios existentes para a pesquisa jurídica, visando a promoção e divulgação dos resultados obtidos.

O objetivo da Semana é estimular a prática da pesquisa e da extensão universitária entre os alunos como forma de aprimoramento da conduta social, bem como forma de obtenção de olhar crítico sobre os temas proferidos no evento, no intuito de que a utilização do Direito venha a servir efetivamente como instrumento reflexão, transformação social e de construção da cidadania. A edição deste ano contou também com exposições de dois alunos estrangeiros que estão cursando disciplinas durante este semestre na FATEPS.

O evento visa proporcionar a difusão pública da pesquisa científica sobre variados temas, promovendo a difusão e o diálogo de pesquisadores, professores e alunos da graduação e da pós-graduação, atendendo, assim, as políticas educacionais da FATEPS, bem como o Projeto Pedagógico do Curso de Direito.

A X Semana Jurídica da FATEPS atendeu aos objetivos propostos em seu planejamento. Houve uma grande mobilização de alunos e professores nos quatro dias do evento e a realização de grandes reflexões de temas atuais para a nossa sociedade. Importante ressaltar que neste ano, a Comissão Organizadora contou com a participação ativa de oito alunos, dentre eles, dois intercambistas que cursam disciplinas neste semestre na FATEPS. Outro ponto que merece destaque foram as exposições realizadas por dez egressos da FATEPS, que apresentaram as pesquisas realizadas em seus trabalhos de conclusão de curso”, comentou o Coordenador do curso de Direito, Prof. Esp. Ricardo Morais Pereira.

Atividades da X Semana Jurídica

Entre os dias 15 e 18 de maio a FATEPS, a Cidade Universitária em Varginha e o Auditório da Cocatrel foram os palcos de várias atividades voltadas para o meio jurídico, envolvendo questões acadêmicas e profissionais. Confira algumas das palestras realizadas:

“Abertura da X Semana Jurídica” – Dr. Luís Marcelo Brito Araújo Figueiredo;

“Direitos básicos do consumidor” – Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp – Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito Constitucional;

“Reforma da Previdência” – Bruno Funchal – Professor, Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil;

“Reforma Trabalhista” – Juliana Tiso Bernardo – Advogada, Egressa FATEPS;

“Comparación de las empresas y sociedades empresariales entre Paraguay y Brasil, con el objetivo de una mejor inversión de capital” – Héctor Denis Montiel González (Universidad Autónoma de Encarnación – UNAE – Paraguai);

“Feminismo e democracia” – Ana Paula Lemes de Souza – Advogada, Mestre em Direito Constitucional, Especialista em Direito Público;

“Empregados domésticos: a busca pela igualdade e dignidade do trabalho através da atual legislação” – Jean Reis da Silva (Egresso FATEPS);

“Advocacia: ontem, hoje e amanhã” – Em seu encerramento, a Semana Jurídica contou com a participação do Secretário-Geral da OAB/MG, Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito Constitucional, Dr. Gustavo Chalfun, que falou dos desafios e oportunidades encontradas no exercício da advocacia.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos