Fateps promove semana voltada para as inovações tecnológicas no universo jurídico

Entre os dias 05 e 08 de outubro, o curso de Direito da Faculdade Três Pontas (Fateps), em parceria com o Cesul Lab, promoveu uma semana diferente para a comunidade acadêmica, com palestras voltadas para as inovações tecnológicas no universo jurídico.

A tecnologia cada dia mais presente em nossas vidas pessoais e profissionais, tem provocado mudanças relevantes para os profissionais do Direito. Temas como processo judicial eletrônico, certificado digital, softwares jurídicos, audiências remotas, proteção de dados, startups etc., passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Essas mudanças que exigem um novo olhar e novas atitudes dos profissionais do Direito.

Dessa forma, o objetivo deste seminário foi aproveitar o ensejo das aulas remotas para despertar nos alunos a importância e as responsabilidades das novas tecnologias para o Direito. No dia 05 de outubro, foi realizada a palestra sobre o Direito e Tecnologia: repercussões jurídicas, éticas e tecnológicas, conduzida pelo Prof. Wallace de Souza Paiva Gomes e Profa. Polllyanna Miranda de Abreu. No mesmo dia a segunda palestra abordou o tema Inovação no universo jurídico: Legal design e Visual Law. A Profa. Elisa Campos Figueirôa tratou sobre a metodologia do Design Thinking aplicado ao ambiente jurídico, objetivando demonstrar a utilidade desse procedimento para promover o pleno acesso à justiça e à solução dos conflitos.

No dia 06, o Prof. Evandro Santos e os alunos do oitavo período realizaram uma Simulação do Tribunal do Júri por via Digital. Na oportunidade, os próprios alunos, mediante prévia orientação do professor, conduziram o Tribunal do Júri, com os aspectos e peculiaridades legais.

No dia 07, a Profa. Natália Zomer Righetto tratou do tema O novo direito: LGPD e o universo das startups, cuidando dos aspectos relativos à importância da Lei Geral de Proteção de Dados, assim como o surgimento das startups, como ferramentas para suprimir os problemas e as demandas de mercado e da sociedade.

No dia 08, o Dr. Higor Paz expôs Advocacia no setor de tecnologia & startups no interior, apontando as experiências inovadoras aplicadas no interior. Na ocasião, Thiago Souza apresentou o Cesul Lab, abordando o seu campo de atuação e as oportunidades de promoção da inovação.