FATEPS é selecionada para receber projeto de empreendedorismo e se torna hub de inovações da região

A Faculdade Três Pontas (FATEPS) foi selecionada, após processo seletivo mediado pelo Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI), para receber o Projeto Startup Universitário por meio do Prof. Lucas Rosa Paiva.

O Startup Universitário integra o Programa Minas Digital, uma iniciativa pioneira do estado de Minas Gerais, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), que tem gerado desenvolvimento econômico e social do estado e do país, a partir da inovação, empreendedorismo, da economia digital e da economia criativa.

O Projeto Startup Universitário visa despertar a vocação e o desenvolvimento do empreendedorismo nos estudantes de graduação do ensino superior. Tem como objetivos gerais: aumentar e desenvolver a cultura empreendedora em docentes e discentes da graduação e pós-graduação; despertar e subsidiar o protagonismo, autonomia e a proatividade de alunos da graduação e professores para a criação de projetos empreendedores e inovadores, empresariais, sociais e tecnológicos; estimular a geração de startups dentro das instituições de ensino superior sediadas no estado por meio da capacitação de alunos de graduação e professores, além de apoiar o desenvolvimento de protótipos de startups universitárias.

Todas as Instituições com professores participantes do programa Startup Universitário poderão pleitear no âmbito do Programa um Minas Digital LAB, espaços cedidos pelas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior do Estado e ambientados pela SEDECTES, que tem como premissa o incentivo ao desenvolvimento da Tríplice Hélice e a transformação da Instituição em um hub das ações de empreendedorismo e inovação da comunidade empreendedora da cidade.

A aluna da FATEPS Maira Aparecida Martins foi selecionada para desenvolver trabalhos voltados para o Programa como: promover e participar de reuniões de planejamento e discussão das diretrizes realizando levantamento de possíveis problemas e rotas; organizar eventos (Smart Startup e Smart FATEPS) com focos em alunos e professores da faculdade e da região; desenvolver ações para implantação do projeto Instituição Amiga do Empreendedor; mapear empreendedores da microrregião de Três Pontas; manter contato com agentes de inovação do SEDECTES, além da criação de um comitê para dar suporte aos alunos participantes do Concurso Inova Unis, buscando parcerias de empresas no município.