Excesso de sódio em temperos industrializados é tema de orientação nutricional

Os estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram diversas atividades de orientação nutricional ao longo do mês de agosto. Os universitários interagiram com os usuários dos PSF atendidos na área do NASF (PSF Girassol, PSF Pinheiros, PSF Mont Serrrat, PSF Corcetti e PSF Jardim Áurea).

A Coordenadora do curso, Profa. Ma. Érika Aparecida de Azevedo Pereira, explica que a principal abordagem foi sobre o risco do excesso de sódio presente em temperos industrializados. “O sódio é um mineral que participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros. Contudo a população tem abusado do seu consumo e sofrido as consequências. Em excesso, o sódio causa desordens no corpo, como retenção hídrica, inchaço, desidratação, problemas renais e cardiovasculares”, ressalta.

A professora comenta ainda que as atividades foram realizadas da seguinte forma: apresentação de cartazes contendo o rótulo de temperos industrializados de forma ampliada; orientação oral sobre leitura de rótulos; abordagem sobre os ingredientes presentes nos temperos industrializados e risco do seu consumo diário; explicação sobre a substituição de temperos industrializados por temperos naturais; apresentação de cartaz com receita e tabela nutricional do “Sal de Ervas” informando sobre seu preparo e benefícios, além de abertura para perguntas e interatividade com a população.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos