Estudantes relatam experiência de intercâmbio na Hungria

Dois alunos do curso de Administração-Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas participam de um programa de mobilidade acadêmica na University of Dunaújváros, na Hungria. Os universitários desembarcaram no início do semestre na cidade de Dunaújváros, e permanecerão no continente europeu até o mês de julho. Natacha Alves Gomes Freire, do sexto período e Lucas Maximiano Ferreira, do segundo período, comentam suas experiências no exterior.

“No começo, me sentia como um peixe fora d’água. Nas primeiras semanas, a saudade da família, dos amigos e do dia a dia do Brasil vieram à tona. Você precisa ir se adaptando a um modo de vida totalmente diferente ao que estava acostumado. O intercâmbio está me mostrando como é enriquecedor vivenciar novas culturas, fazer amigos de diferentes países, conhecer lugares distintos, e ter em mente que daqui para a frente, nada mais será como antes. Tanto no modo de agir, como no de pensar e falar. Enfim, uma experiência internacional é capaz de te transformar por completo, pois te amadurece e te apresenta novos horizontes, onde o foco principal é a conquista do meu futuro”, ressalta Lucas.

“Ao tentar resumir em palavras todos os sentimentos, desde o momento em que me despedi da minha família e embarquei nessa nova jornada, sempre chego à conclusão que nossas escolhas nos definem. Ter tido a oportunidade de escolher este intercâmbio, foi uma das minhas melhores escolhas; todos os meus ideais e princípios estão se renovando e me fazendo principalmente ser uma pessoa melhor. Lidar diariamente com o “diferente”, aceitar as regras e o modo de ser das pessoas é um grande aprendizado. Isto contribui tanto na vida pessoal quanto profissional que decidi fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre este assunto. É incrível perceber, às vezes durante as aulas, alguns assuntos que já vi no Brasil, e em como os professores lideram seus alunos. Outra vantagem de se fazer um intercâmbio é a oportunidade de conhecer pessoas de diversas nacionalidades, pois a University of Dunaújváros tem muitas parcerias com universidades de outros países e gostam de receber alunos novos, sem falar que são muito acolhedores. O país em si é bastante acolhedor, de uma forma mais reservada, mas podemos perceber a alegria do povo húngaro principalmente agora no início da primavera. Ouvi falar que as estações mudam bastante o humor das pessoas, e isto é verdade. Enfim, vou levar esta experiência comigo para o resto da vida”, conclui Natacha.

Os alunos também foram entrevistados pelo portal da University of Dunaújváros, confira no link.