Estudantes do Colégio Nova Geração visitam museus na cidade de Campanha

Na última quinta-feira (23/06), os estudantes das turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Nova Geração, visitaram o Museu Regional do Sul de Minas e o Museu Vital Brazil, na cidade de Campanha (MG).

Acompanhados pelos professores Amanda Pantaleão (Ciências), Ana Lúcia Freitas (Geografia) e Gustavo Marçal (História), os estudantes tiveram a oportunidade de ter uma aula com metodologia diferenciada, com pesquisa de campo, observação, além de conhecer o acervo de ambos os museus, cada qual com sua temática e abordagem acerca da história, regionalização e cultura do Sul de Minas e, também, sobre a biografia do ilustre médico sanitarista Vital Brazil Mineiro da Campanha (nome de batismo), descobridor do soro antiofídico.

As temáticas são conteúdos trabalhados pelos professores das disciplinas em suas aulas com as turmas, sendo a viagem pedagógica um enriquecimento de ensino-aprendizagem.

O Museu Regional surgiu de uma reivindicação do Sul de Minas envolvendo mais de sessenta cidades. Campanha foi escolhida por ser a cidade mais antiga da região, que deu origem aproximadamente a 150 municípios e foi importante polo cultural e político. O prédio onde está instalado o Museu começou a ser restaurado no ano de 1986. O Museu foi inaugurado no dia 29 de abril de 1992. No Museu podemos encontrar salas de: Arte Sacra, Objetos de Ferro, Exposição Temporária; periodicamente o Museu organiza mostras lembrando datas cívicas da cidade. Há também exposições de artistas, artesãos e escritores, além da utilização de salas por escolas.

Com Exposição Permanente, Sala de História Natural e Sala de Reserva Técnica, a instalação do Museu Regional aconteceu em 29 de setembro de 1937, em um prédio colonial próprio da Diocese, na rua João Luiz Alves. Daí foi transferido, pouco tempo depois, para o prédio construído no próprio terreno, na mesma rua, na esquina. Foi o Museu dotado, desde o início, de três seções: Historia Universal, Historia Regional e do Brasil, além de peças de geografia humana, sociologia e religião com um acervo numeroso, que determinou uma sala especial. Hoje, todo o acervo foi incorporado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e as peças foram restauradas por especialistas. As novas instalações estão no antigo prédio do Ginásio São João, um prédio todo construído em pedra, como pode-se verificar através de uma parede deixada à mostra. Em 1868, em visita à cidade, hospedaram-se a Princesa Isabel e seu esposo, Conde D’eu.

O Museu Vital Brazil está localizado na casa onde nasceu o cientista Vital Brazil, em Campanha, cidade localizada ao sul de Minas Gerais. É uma casa colonial, hoje tombada pelo decreto municipal n° 1411, de 12 de abril de 1985. Desde sua fundação, o Museu tem como objetivo preservar a memória de Vital Brazil, atuar como polo de difusão cultural por meio da valorização do resgate histórico e social da cidade de Campanha e tornar-se polo incentivador da Educação Ambiental, especialmente em temas relacionados à obra de Vital Brazil.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos