Estudante de Arquitetura do Unis conta sobre sua experiência de intercâmbio no Paraguai

No primeiro semestre de 2022, a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Maria Morena Naves Dias, foi uma das selecionadas para fazer intercâmbio na Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai. Ela ficará de agosto a dezembro deste ano no país e conta em seu relato como tem sido a experiência:

“Me chamo Maria Morena, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo no Unis e vou dividir um pouco da minha experiência que está sendo estudar no Paraguai, na Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE).

Acredito que enfrentar experiências novas sempre nos causa um frio na barriga estratosférico, ou algumas borboletas na barriga que parecem que vão sair pela boca e eu não diria que seria menos divertido sentir tudo isso em uma oportunidade que tudo é novo e cheio de possibilidades.

Não diria menos da Mobilidade Acadêmica, foi uma oportunidade que pensei ‘porque não?’. Nós fazemos nossa própria oportunidade, ou abrimos nossa própria porta para novas experiências. Ter a chance de aprimorar meus conhecimentos e ver na prática como toda uma cultura se move com diferentes hábitos, festividades, costumes, pra uma menina de 19 anos, que há tempos sonha em conhecer outro país, era a melhor ideia possível.

A universidade é maravilhosa, tanto as classes como os alunos são super comprometidos com as atividades. O ambiente estudantil permite e apoia muito os estudantes a entrar em projetos e outras atividades que integram com sua graduação.

Cada dia é uma experiência nova que aprendo com as pessoas daqui e vejo como a cultura da América do Sul é gigantesca por pouco que já conheci. E como estava falando de oportunidades, vi uma oportunidade de começar a registrar um pouco da arquitetura e dos costumes que vejo por aqui em meu perfil, que pra mim é como seria um diário de bordo aberto às pessoas que querem entender um pouco desse país que é o Paraguai. Afinal, como os mais velhos poderiam dizer ‘onde uma porta se fecha, outra se abre’. Por mais que eu ame meu pão de queijo de Minas, estou amando a chipa do nosso Paraguai e recomendo que, se tiverem a chance, venham conhecer também! A troca é única e imperdível”.

A futura arquiteta criou o Instagram Projeto de Arquiteta, por onde compartilha, entre outras coisas, suas experiências de intercâmbio e impressões  sobre a arquitetura paraguaia.

O setor de Relações Internacionais do Unis já está com editais de seleção abertos para alunos que tenham interesse em estudar no exterior em 2023/1. Na próxima semana o edital da UNAE também estará disponível. Para saber mais sobre as ofertas de intercâmbio na instituição, acesse o Instagram, Facebook ou site das Relações Internacionais.