Equipe de programação competitiva do Grupo Unis mostra bons resultados nas competições

Ao final do ano de 2016, os professores dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário do Sul de Minas, se reuniram e criaram o Grupo de Programação Competitiva, que além de preparar os alunos para competições, visa o aprendizado de técnicas de programação e solução de problemas.

No dia 27 de maio a equipe formada pelos alunos Gabriel Mesquita (Ciência da Computação), Luis Fernando (Sistemas de Informação) e Camilo Otávio (Sistemas de Informação) acompanhados pelos professores Lucas Amaral e Wariston Pereira, participaram da “VI Maratona Mineira de Programação” em Belo Horizonte. Os alunos se colocaram entre as 20 melhores dentre 63 equipes, um excelente resultado para a equipe formada a pouco mais de dois meses em sua primeira competição como time.

Dentre as participações do Grupo Unis na fase Mineira, esta sem dúvida obteve o melhor resultado até o momento. Para o aluno Gabriel, a participação motiva e auxilia no ensino: “Agora é focar na fase regional em setembro”, completou.

Sobre a Competição

A maratona de programação ocorre no Brasil desde 1996, inclusive com o Grupo Unis sendo sede do evento nos anos de 2009, 2015 e 2016. Em 2013, tivemos um time classificado para fase nacional com bons resultados. Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Muitas empresas valorizam a participação de alunos nestas competições, inclusive finalistas e participantes brasileiros foram contratados por grandes empresas como Google.