Engenheira Agrônoma formada no Unis é aprovada em Doutorado em universidade argentina

A Engenheira Agrônoma, formada pelo curso de Engenharia Agronômica do Unis na turma 2016/2020, Ludmila Roberta da Silva foi recentemente aprovada no Doutorado em Ciências Biológicas pela Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas da Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina.

Ludmila está concluindo na instituição argentina um Mestrado em Genética Vegetal, e agora vai ter a oportunidade de dar mais um passo para evoluir sua formação acadêmica e conhecimento profissional, alinhado às experiências internacionais de grande valor que a Engenharia Agrônoma tem vivido nos últimos anos.

“O desejo de estudar fora do Brasil começou quando tive a oportunidade de fazer um intercâmbio no meio da graduação, com o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Unis. Fui para a UNCP, em Huancayo, no Peru, e me abriu muita a cabeça e um mundo de oportunidades”, explicou Ludmila.

Vivendo as experiências internacionais através do Unis, Ludmila estava decidida que, assim que finalizasse a graduação em Engenharia Agronômica, iria para fora do Brasil. “Busquei as universidades, e me interessei pela UNR. Comecei a fazer um mestrado em Genética Vegetal, e agora estou terminando. E este ano, surgiu a oportunidade de continuar por aqui, com o Doutorado em Ciências Biológicas, pela Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas, no Centro de Estudios Fotosintéticos y Bioquímicos (CEFOBI) como bolsista, assim como no Mestrado”, destacou Ludmila.

Além das vivências internacionais, Ludmila tem aproveitado essas oportunidades para se aproximar do mundo da pesquisa e viver novos aprendizados diariamente. “A experiência é fantástica, estou aprendendo todos os dias. O mundo da pesquisa, os profissionais, companheiros. É muito aprendizado. A parte agrícola aqui é muito voltada à pesquisa, então é uma grande oportunidade também!”, afirmou Ludmila.

No Doutorado, a Engenheira Agrônoma vai trabalhar com algas, se aprofundando na caracterização de uma via que se chama UPP. “A UPP manda em quase todos os fatores de planta vasculares, desenvolvimento e na fisiologia. Em plantas superiores, a UPP está bem caracterizada, já em algas é pouco conhecida, apesar da sua importância ecológica. Me motivou trabalhar neste tema por ser um tema atual e com grandes perspectivas de resultados”, explicou Ludmila.

Neste caminho da sua evolução acadêmica e profissional, Ludmila faz questão de destacar o importante papel que o Unis e o curso de Engenharia Agronômica tiveram em sua caminhada, e na conquista desses grandes objetivos. “O Unis me super preparou. Preparou começando com a oportunidade do intercâmbio no meio da graduação, com a oportunidade de conhecer outro país, nova cultura, nova língua. Também dentro da minha área, conhecendo a linda diversidade de culturas de manejos agronômicos. Depois, com a carreira, me senti super confiante para atuar dentro do mestrado e agora também no doutorado. O que lembro foi fundamental, foi exemplo, vivência, aprendizado que os professores passavam para gente, os concursos de invocação. Foram coisas marcantes! Tenho orgulho de falar que me graduei no Unis!”, concluiu Ludmila.