Em outubro valor da cesta básica fica estável em Cataguases

Neste início do mês de outubro, o Índice da Cesta Básica de Cataguases (ICB-FIC/UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, ficou estável com uma variação de -0,14% comparado com setembro.

As quedas ocorridas em produtos como leite integral, óleo de soja, café em pó e pão francês compensaram as fortes elevações nos preços da batata, tomate e banana. Neste mês, a pesquisa completa um ano de implantação na cidade e neste período a alta acumulada é de 4,49%.

A sondagem utiliza a mesma metodologia aplicada pelo DIEESE, realizando a coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Cataguases.

Em outubro, o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Cataguases é de R$615,19. Este valor representa 54,87% do salário mínimo líquido. Um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 111 horas e 40 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.

Entre setembro e outubro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisados em Cataguases, cinco tiveram alta nos preços médios: Batata (18,28%), Tomate (12,32%), Banana (2,55%), Carne bovina (0,65%) e Manteiga (0,43%). Um produto manteve o preço médio inalterado neste período: a farinha de trigo. E sete produtos apresentaram diminuição em seus preços médios: Leite integral (-17,13%), Óleo de soja (-9,31%), Café em pó (-3,38%), Pão francês (-3,27%), Açúcar refinado (-1,47%), Arroz (-0,81%) e Feijão carioquinha (-0,29%).

Como já salientado anteriormente, neste mês a FIC e o Departamento de Pesquisa do Unis completam um ano de implantação da pesquisa sobre o índice da cesta básica em Cataguases. Neste período, foi possível verificar que o pico do valor desta cesta ocorreu no mês de abril. Desde então, as quedas e algumas estabilidades trouxeram um certo alívio ao consumidor. Porém, é importante destacar que o custo destes produtos básicos ainda está bastante elevado e comprometendo mais da metade do salário mínimo líquido.

Neste período inicial do mês de outubro ficou evidenciado uma previsão do nosso relatório anterior sobre o impacto da variação de preços dos hortifrutigranjeiros, o que ocorreu em razão da safra que está chegando ao fim e também em virtude das chuvas em algumas importantes regiões produtoras. Por outro lado, o leite integral, que nos meses anteriores apresentou aumentos consideráveis, teve forte queda juntamente com o óleo de soja. Nossa percepção nos relatórios deste mês é de que o comportamento dos preços da cesta básica no curto prazo dependerá muito do desempenho da produção interna e da demanda externa, bem como dos custos de produção.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.